sexta-feira, 27 de agosto de 2010

QUATIS:


Guarda municipal apresenta ronda escolar
Estatuto da Criança e do Adolescente foi apresentado em palestra
Quatis, pórtico na entrada da cidade
 O prefeito de Quatis José Laerte d’Elias participou na manhã desta quinta-feira, dia 26, do evento promovido pela Guarda Civil Municipal, para apresentar à corporação o Plano de Ação da Ronda Escolar.
Além do prefeito estavam presentes o secretário de Planejamento, Jairo Carvalho, o comandante da Guarda, Márcio Travassos e a diretora do Departamento de Trânsito do município, Rosana Alves.
Além da apresentação do plano, a tropa também assistiu a uma palestra sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e outra sobre o Papel do Guarda Municipal nas Escolas, ambas ministradas pela secretária municipal de Educação, Aldjane Prata.
O projeto Ronda Escolar foi iniciado na primeira semana de agosto, em cinco escolas da rede municipal, na creche mantida pela prefeitura, na creche comunitária e no Colégio Estadual Américo Pimenta. Ao todo, são quatro rondas diárias, em todos os períodos.
“Os guardas orientam alunos e motoristas sobre respeito às leis de trânsito, importância do uso da faixa de pedestres e respeito às sinalizações”, informou o secretário de Planejamento Jairo Carvalho.
“E não é só isso. A presença diária do guarda nas proximidades das escolas cria uma relação entre ele e os alunos, possibilitando até que, em seu relatório, o guarda relacione possíveis ausências dos estudantes”, completou.
As duas palestras ministradas ao grupo tiveram como objetivo trabalhar questões relacionadas ao comprometimento de cada um e à responsabilidade e desempenho de quem atua na rotina de adolescentes e jovens, que precisa conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente.
“Primeiro é preciso desmistificar que o Estatuto é inimigo das pessoas e que as instituições estão perdendo suas forças. É necessário mostrar que ele foi criado para auxiliar o trabalho de quem atua diária e diretamente com a sociedade”, explicou Aldjane Prata, acrescentando que reunir a Guarda Civil em sua totalidade para debater assuntos ligados a ela mesma é de suma importância para o crescimento profissional de toda a tropa.
Para o prefeito José Laerte d’Elias, este ato é mais uma ação do projeto Cidade Educadora e a realização desta palestra é um grande passo para a transformação à qual o município se propõe. “Esta apresentação tem também a missão de manter a paz e o bom relacionamento pessoal entre os profissionais que trabalham diariamente em contato com jovens”, disse ele.
“Os guardas estão lidando diretamente com os alunos e o aprendizado do que foi dito aqui, mostra a importância do respeito que cada um deve ter com o outro”, finalizou o prefeito José Laerte.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)