terça-feira, 3 de agosto de 2010

Irã deve rejeitar oferta de Lula à concessão de asilo à mulher iraniana

Sakineh Mohammadi Ashtiani foi condenada a morte por apedrejamento por ter dormido com dois homens

As relações bilaterais entre Irã e Brasil não deverão ser afetadas pela sinalização do governo iraniano de que rejeitará a proposta de asilo político oferecida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à mulher condenada à morte por apedrejamento no país.
As informações são de assessores da Presidência da República. De acordo com eles, ao oferecer asilo, Lula demonstrou preocupação com os direitos humanos por meio de um gesto humanitário.
Diplomatas, que acompanham o processo, afirmaram à "Agência Brasil" ser natural e normal a reação do porta-voz do Ministério do Exterior do Irã, Ramin Mehmanparast, informando que havia desconhecimento de Lula sobre o assunto e chamando-o de emotivo.
Mas os diplomatas ainda confiam na possibilidade de reduzir a pena imputada à Sakineh Mohammadi Ashtani, de 43 anos - condenada à morte por apedrejamento no Irã sob acusação de adultério por ter supostamente mantido relações sexuais com dois homens, depois de perder o marido.
Ashtani e a família negam as denúncias.
Para os assessores de Lula, se houver a redução da punição à mulher, o apelo do presidente terá surtido efeito.
Eles afirmam ainda que nas relações bilaterais, as questões políticas que envolvem as negociações comerciais e econômicas são articuladas de forma independente.
Brasil e Irã mantêm uma estreita relação política e econômica. Em maio, Lula esteve em Teerã. Ele mediou o acordo para transferência de urânio levemente enriquecido do Irã para a Turquia como meio de a comunidade internacional apoiar o programa nuclear iraniano.
Mas a proposta foi rejeitada pela maioria dos países. No entanto, Lula é um dos defensores do direito de o Irã ter tecnologia própria na área nuclear com fins pacíficos.
O Brasil e a Turquia foram os países que votaram contra as sanções ao Irã no Conselho de Segurança das Nações Unidas, em junho.
Doze países apoiaram as restrições, enquanto o Líbano se absteve da votação. Atualmente, o Irã sofre medidas restritivas do conselho, da União Europeia, do Canadá e dos Estados Unidos.
Em entrevista coletiva concedida hoje (3), o porta-voz do Ministério Exterior do Irã afirmou que: “O presidente [Luiz Inácio Lula] da Silva tem uma personalidade muito emotiva e humana, mas provavelmente não tem informação suficiente sobre o caso”.
Mehmanparast disse que a Ashtiani "cometeu um crime", segundo a lei iraniana, e que o governo do Irã pode passar mais informações ao presidente Lula "para que ele entenda o caso".
O porta-voz respondeu, durante uma entrevista coletiva, à pergunta de um jornalista que havia questionado se havia ou não interferência do presidente brasileiro nessa questão.
Lula fez a proposta no sábado (31).
Ele apelou ao presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, durante um comício em Curitiba, no Paraná.
"[Apelo para que] permita ao Brasil conceder asilo a esta mulher”, disse. Anteriormente, ele havia afirmado que era um assunto interno do Irã.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)