terça-feira, 31 de agosto de 2010


Olimpíada da Melhor Idade movimenta final de semana em Volta Redonda

Competição, que durou três dias, teve participação de 1.564 atletas, em um clima de descontração e alegria

Competição contou com a participação de 1.564 atletas, em clima de descontração e alegria
            A 1ª Olimpíada da Melhor Idade de Volta Redonda, promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), com a participação da Secretaria Municipal de Ação Social (Smac), terminou na tarde deste domingo (dia 30), na Ilha São João, em um clima de muita alegria e descontração entre os participantes.
         Durante três dias – sexta-feira, sábado e domingo - 1.564 atletas, todos com idade superior a 45 anos, participaram das competições em diversas modalidades, e mostraram que o esporte é um dos maiores instrumentos de integração social nos dias atuais.
         Participaram do evento todos os alunos inscritos nos pólos da Terceira Idade que funcionam nos bairros Açude; Siderlândia; Vila Brasília; 249; Eucaliptal; Vila Rica/Tiradentes; São Luiz; São Cristóvão; Santo Agostinho; Jardim Amália; Monte Castelo; Jardim Ponte Alta; Vila Rica/Três Poços; Coqueiros; São Geraldo; Retiro; Siderópolis; Rústico; Santa Cruz; Vila Mury e Sessenta; além dos pólos do Parque Aquático e da Ilha São João. Também participaram integrantes dos programas da Smac e da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR).
         Foram disputadas competições de Atletismo, Futebol Soçaite, Futsal, Basquete, Voleibol, Natação, Dama, Xadrez, Dominó, Tranca, Tênis de Mesa, Peteca e Buraco.
         O secretário municipal de Esporte e Lazer, Daniel de Carvalho, avaliou a realização da primeira Olimpíada dirigida especificamente para a Terceira Idade como muito positiva. “Atingimos todos os nossos objetivos, que eram melhorar a autoestima e a convivência social dos nossos alunos. O resultado foi o melhor possível, e isso foi expressado no sorriso e na integração de todos os competidores”, afirmou o secretário.
         Para a 1ª Olimpíada da Melhor Idade foi montada uma equipe com 96 professores de Educação Física, 100 estagiários, e 35 funcionários diversos. Um dado importante foram os três dias de competição sem nenhuma ocorrência de ordem médica e nem acidentes entre os participantes.
         Os atletas elogiaram a iniciativa da prefeitura e querem que as Olimpíadas entrem definitivamente no calendário anual de eventos da prefeitura. “Me senti muito bem e com uma alegria muito grande de ter participado desta grande festa”, disse Domingos Santoro, de 74 anos, do bairro Vila Rica Três Poços, que participou de provas de atletismo e futsal. Luci Silvestre de 72 anos, que participou nas modalidades atletismo e câmbio, era o retrato da alegria entre os atletas. “Adorei ter participado e principalmente poder encontrar e conhecer novos amigos. Foi a minha primeira vez, mas espero que Deus me dê saúde para estar novamente aqui no ano que vem”, disse.
         Maria de Lourdes Quaresma, de 50 anos, uma campeã de atletismo, descobriu mais um esporte, a natação. Ela ficou com a medalha de ouro nos 50 metros nado livre e com a prata no revezamento. “Foi ótimo saber que não é só atletismo. Vou me aprimorar também na natação”, disse a atleta.
         Para Urla Abraão Bayer, de 74 anos, a participação na Olimpíada da Melhor Idade foi a prova de que apesar da idade a sua saúde e vigor físico estão em alta. Ele conquistou prata na natação no nado livre e no revezamento 4 x 4 e se disse realizado com a performance. “Estou realmente feliz e até surpreso com o que eu fiz. Foi muito bom ter participado e quero estar aqui no ano que vem para conquistar outras medalhas”, afirmou.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)