segunda-feira, 30 de agosto de 2010


1ª Olimpíada da Melhor Idade é aberta em Volta Redonda

Alegria e descontração marcam festa de abertura na Ilha São João

Foto: Reprodução

O desfile alegre, a festa preparada pela Smel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) e o samba de raiz do cantor Dicró deram o tom da festa de abertura da 1ª Olimpíada da Melhor Idade, realizada na manhã desta sexta-feira (dia 27), mostrando mais uma vez que Volta Redonda é a cidade do esporte e da alegria de viver.
A 1ª Olimpíada da Melhor Idade tem a participação de cerca de 1,5 mil atletas que participam dos programas de atividade física coordenados pela Smel – nos diversos pólos e ginásios da cidade - e ainda participantes dos programas coordenados pela Smac (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer), que até domingo estarão competindo em 15 modalidades e estreitando ainda mais os laços de amizade entre as famílias. O evento envolve ainda o trabalho de uma equipe de aproximadamente 150 professores e estagiários.
O prefeito Antônio Francisco Neto, e os secretários municipais de Esporte e Lazer, Daniel de Carvalho; e de Ação Social, Munir Francisco, foram os principais anfitriões dos atletas e convidados. Outros integrantes do governo municipal, como os secretários municipais de Fazenda, José Carlos de Abreu, e de Administração, Carlos Macedo; o presidente da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), José Luiz de Sá; e a diretora de Esportes da Smel, Rejane Campos, também participaram da festa de abertura, que contou ainda com a presença do presidente da LDVR (Liga de Desportos de Volta Redonda), José das Graças Lima, e do vereador Toninho Orestes, representando a Câmara Municipal.
A festa de abertura teve ainda as participações da Banda Municipal e de grupo de dança da Smel
Após o desfile das equipes, o acendimento da pira olímpica foi feito pelo atleta Ademir da Costa e o juramento dos atletas ficou a cargo de Gercima de Souza, portadora da primeira matrícula do Parque Aquático Municipal, na Ilha São João.
O prefeito Antônio Francisco Neto agradeceu aos atletas e aos alunos dos cursos e programas da Melhor Idade a participação em mais uma promoção esportiva e social oferecida pela Prefeitura. “Vocês não imaginam a minha felicidade e ver estampado nos rostos de todos a satisfação de viver numa cidade que tem hoje um dos melhores índices de qualidade de vida do País, e isso graças a vocês”, apontou Neto. Após a cerimônia de abertura a festa continuou com o show de samba e muitas piadas feitas pelo cantor Dicró, que levantou a platéia.
A prova de que a 1ª Olimpíada da Melhor Idade já pode ser considerada um sucesso está no depoimento dos participantes, como Francisca Coelho, de 72 anos. “A convivência entre nós e a chance da gente poder compartilhar com outras famílias é motivo de alegria para todos nós. Isso aumenta a nossa vontade de viver”, apontou Francisca.
A disposição proporcionada pela atividade física também é um dos benefícios observados por quem participa da Olimpíada. “Me sinto mais jovem e mais disposto desde quando eu comecei a participar dos programas da melhor idade. O que o Neto faz para todos nós não há dinheiro que pague, mas Deus com certeza irá recompensá-lo”, afirmou Renato Oliveira, 69 anos.
        O resgate da autoestima é outro dos reflexos positivos trazido pela 1ª Olimpíada da Melhor Idade. É o que demonstra o depoimento de Antônio Venâncio, de 83 anos. “O mais importante de tudo isso é a gente se sentir útil e ser tratado com dignidade e respeito pelas autoridades da nossa cidade. Estou aqui porque sou um pessoa feliz e graças a Deus com saúde e muita vontade de viver”, disse ele.
As competições da 1ª Olimpíada da Melhor Idade estão sendo realizadas em todos os ginásios e localidades que abrigam os pólos da Melhor Idade.
Serão disputadas até domingo as seguintes modalidades: Peteca, Tênis de Mesa, Buraco, Dominó, Damas, Futebol, Atletismo, Natação, Câmbio, Futsal, Xadrez, dança, atividades artísticas e sociais, corte de cabelos, tratamento de beleza e o mais importante, a integração das famílias durante a competição. “Vencer faz parte de todas as competições, mas o convívio social e a integração das famílias se tornam mais importantes numa competição como esta”, disse o secretário de Esportes Daniel de Carvalho.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)