segunda-feira, 30 de agosto de 2010


Escola de Balé de Piraí brilha no New Fest Dance Campos do Jordão

Bailarinos piraienses se destacam num dos principais eventos de dança do Brasil

Foto: Divulgação    

    A Escola de Balé da Prefeitura de Piraí voltou a brilhar em um dos mais importantes festivais de dança do Brasil, em números de bailarinos, apresentações e coreografia - o 14º New Fest Dance, da cidade de Campos do Jordão (MG), realizado entre os dias 9 e 22 de agosto, mas que teve seu resultado divulgado nesta quinta-feira, 26 de agosto. A Escola de Piraí obteve um segundo lugar, com Íris Cabral, e dois terceiros, com o menino Caio dos Santos e o duo formado por Juliana Janini e Rafaela Rosa.
   Foi o segundo resultado expressivo obtido este ano pela Escola de Balé da Prefeitura de Piraí. Em junho passado, bailarinas piraienses se destacaram no Festival Dança Paraty, ao se classificarem em segundo lugar nas duas provas em que competiram contra 200 outras participantes: no solo, com Íris Cabral, e no duo, com Rafaela Rosa e Juliana Janini. O resultado foi tão elogiado que a Escola de Balé de Piraí recebeu convite para intercâmbio com a mais importante escola de dança da Argentina, a do Teatro Colón, de Buenos Aires.
   O resultado final do New Fest Dance foi divulgado só na quinta-feira, 26 de agosto, mas antes mesmo disso Ana Lúcia Braga, professora da Escola de Balé da Prefeitura de Piraí, já se sentia recompensada pela apresentação de seus alunos e confiante em boa classificação, diante dos elogios. O que reforçou sua opinião foi que os organizadores do Festival decidiram distribuir brindes para os participantes que havia se destacado.
   No solo clássico júnior, Íris Cabral obteve o segundo lugar e Caio dos Santos, o terceiro. Eles continuam representando Piraí em eventos de dança, embora tenham se classificado, durante rigorosa seletiva, para a Escola de Dança Maria Olenewa, que forma o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Eles são levados diariamente em veículo da Prefeitura. A dupla Juliana Janini e Rafaela Rosa ficou em terceiro lugar no duo contemporâneo avançado.
   “Foi emocionante e muito gratificante para nós, não apenas pelo êxito obtido pelos três trabalhos apresentados pela nossa escola, mas pelos elogios que recebemos. A organizadora do Festival nos procurou para dizer que ficou fascinada pelas nossas apresentações. Nosso alunos foram muito elogiados e receberam brindes por suas participações, mesmo antes da divulgação do resultado final”, afirmou Ana Lúcia Braga,  que acompanhou os representantes piraienses durante o Festival.
   O Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira (Tutuca) ficou muito contente com o resultado da Escola de Balé mantida pela Prefeitura e pediu ao secretário de Esporte e Lazer, Dimitrius Vidal Silva, que desse os parabéns aos bailarinos, à professora Ana Lúcia e a todas as pessoas que tem colaborado para o êxito do projeto, nascido há 13 anos e que nesse período vem comprovando o quanto tem sido útil.
   “Claro que todos nós, em nossas atividades, gostamos de vencer, obter resultados expressivos. Mas nossos projetos voltados para as crianças e adolescentes objetivam mais do que resultado. O mais importante é a contribuição que essas atividades têm para a formação sadia dos nossos jovens. E o resultado tem sido muito expressivos, tanto que tivemos dois alunos selecionados para a mais importante escola de dança do Rio de Janeiro, que podem vislumbrar um futuro na atividade que escolheram. Isso nos alegra ainda mais”, frisou o Prefeito Tutuca.
   A Escola de Balé da Prefeitura de Piraí foi criada há 13 anos, como parte do projeto Um Salto com Energia, que incluía também a ginástica de trampolim, outro projeto vitorioso, com resultados expressivos, inclusive internacionalmente. A escola de balé começou com 50 alunos, apenas em Piraí e as aulas eram dadas numa sala oferecida pelo CIEP Professora Margarida Thompson, na Casa Amarela. Hoje, são cerca de 200 alunos, em Piraí e Arrozal e com amplas possibilidades de chegar aos demais distritos.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)