terça-feira, 31 de agosto de 2010


Angra participou de Dia Nacional de Combate ao Fumo

Angra participou de Dia Nacional de Combate ao Fumo

A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Fundação de Saúde (Fusar), participou nesta segunda-feira, 30 de agosto, do Dia Nacional de Combate ao Fumo, com um evento em frente à igreja Matriz, no Centro. Profissionais distribuíram folhetos informativos, aferiram a pressão arterial e orientaram o público sobre como realizar o autoexame bucal, para a prevenção do câncer.
A coordenadora do Programa de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dants), da Fusar, Vanderléia Rodrigues, explica que o Dia Nacional é uma “união de combate ao fumo, dos municípios, governos estaduais e federal”. Nas diversas unidades de saúde em Angra, segundo Vanderléia, são realizadas palestras para a população. O objetivo é causar mudanças comportamentais, além de informar aos participantes sobre a existência de medicamentos de ajudam a parar de fumar.
Em uma das tendas no local, a dentista da Fusar Débora Haynes explicou ao público como fazer o autoexame bucal: “Com a ajuda de um espelho e boa iluminação, a pessoa deve verificar se há alguma alteração da cor dentro da boca e também nos lábios”. Ela informa também que lesões sem cicatrização em duas semanas devem ser motivo de atenção, além de evitar a exposição prolongada ao sol. “O sol é um fator de risco, que pode, de certo modo, ajudar a provocar o surgimento do câncer na boca”, disse. O ideal é fazer o autoexame todas as semanas, ou pelo menos, uma vez por mês.
A Fusar informou no evento que existem mais de 4.700 substâncias no cigarro, incluindo:
Nicotina: é a que torna a pessoa dependente, aumenta a pressão arterial e o número de batidas do coração;
Amônia: libera mais nicotina e acelera a dependência ao cigarro;
Alcatrão: é um dos grandes causadores do câncer.
Além disso, o filtro do cigarro leva 100 anos para se decompor e fica poluindo o meio ambiente. O cigarro também prejudica o poder de compra do consumidor, pois em média, dependendo da marca, se gasta entre R$ 864 a R$ 1.890 por ano com sua compra.
Quando se para de fumar, de acordo com os médicos, a pessoa obtém os seguintes benefícios: a pressão arterial e a pulsação voltam aos índices normais (após 20 minutos sem fumar); o nível do oxigênio no sangue se normaliza (após 8 horas); a circulação sanguínea melhora e há um aumento da função pulmonar (entre duas semanas a três meses depois de parar de fumar).
Em Angra dos Reis, de acordo com informações da Fusar, do total de pessoas que entram em grupos com o objetivo de parar de fumar, cerca de 70% a 80% atingem esse objetivo. “Quem quer parar de fumar, pode procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e obter as informações sobre nosso programa”, diz Vanderléia Rodrigues.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)