Orquestra Sinfônica de Barra Mansa no XVI Rio International Cello Encounter
Festival promoverá diversos concertos gratuitos no estado do Rio; em Barra Mansa, a apresentação acontece no Sesc da cidade
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa participará, pelo terceiro ano, de um dos mais importantes eventos de música clássica do país, o Rio International Cello Encounter, que acontece entre os dias 8 e 22 de agosto. Esse ano, a OSBM fará três concertos gratuitos, que ocuparão espaços como Sesc Barra Mansa, Igreja da Candelária e Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro.
No dia 10 de agosto, sob a regência do maestro Vantoil de Souza Júnior, a OSBM se apresenta no Sesc de Barra Mansa, às 20 horas. O concerto será uma homenagem aos 200 anos de nascimento do gênio polonês Chopin e uma das obras do repertório será “Concerto nº1 em Mi menor para piano e orquestra op.11”, de Chopin, e terá como solista o pianista Gerald Robbins. Logo após, o violoncelista Dennis Parker se junta à orquestra para execução da obra “Concerto para violoncelo em Si menor op.104”, de Dvorak.
No domingo, dia 15, a OSBM se apresenta na Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro, às 16 horas, com dois solistas: o violinista cipriota radicado nos EUA Haroutune Bedelian e o saxofonista Allen Harrington. Sob a regência de Guilherme Bernstein, o programa terá as seguintes obras: Abertura da Ópera “Os Mestres Cantores de Nuremberg”, de Wagner, “Concerto nº5 para violino”, de Mozart, “Fantasia para Saxofone”, de Villa-Lobos e Suíte do balé “O Lago dos Cisnes”, de Tchaikovski.
No dia 17 de agosto, a apresentação acontece no Teatro Carlos Gomes, no Centro do Rio de Janeiro, às 19 horas. Também sob a regência do maestro Guilherme Bernstein, a OSBM fará uma homenagem aos 200 anos do nascimento de Schumann e aos 150 anos do nascimento de Mahler, apresentando as obras “Introdução e Allegro Appassionato para piano e orquestra Op. 92”, com a participação do pianista, Luiz Gustavo Torres e “Concerto para violoncelo em Lá menor op.129”, de Schumann, com a participação da violoncelista Tadjana Uhde, que acaba de ser eleita primeiro-violoncelo da Orquestra da Ópera de Paris. E para finalizar o concerto, o grupo apresentará a obra Sinfonia nº1 em Ré Maior “Titã”, de Mahler.
- A participação da OSBM, pelo terceiro ano consecutivo, no Rio International Cello Encounter demonstra a confiança adquirida numa parceria que engrandece ambas as instituições. Para a OSBM, a experiência de tocar com solistas internacionais é vital do ponto de vista de seu amadurecimento como grupo musical de excelência - disse o superintendente da Fundação de Cultura, Luiz Augusto Mury.
Entre esses dias, Barra Mansa receberá músicos de todo o mundo para ensaiar e ministrar master classes para os integrantes da OSBM, mas que também são totalmente abertas ao público em geral, amantes da música. A entrada é franca. Quem tiver interesse em marcar entrevistas é só entrar em contato com a Assessoria de Imprensa do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa. Em anexo, seguem as datas das máster classes e dos ensaios da OSBM.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)