terça-feira, 3 de agosto de 2010


Prefeitura capacita concursados da Guarda Municipal

Aula inaugural aconteceu na manhã desta segunda-feira, no UBM


Foto: Paulo Dimas
            A Prefeitura de Barra Mansa deu início nesta segunda-feira, dia 02, ao Curso de Formação da Guarda Municipal (GM). A aula inaugural, que aconteceu no Salão Nobre do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), reuniu 75 pessoas, entre inspetores da guarda e alunos que passaram no Concurso Público deste ano. Também estiveram presentes no evento o secretário de Ordem Pública, José Márcio Campos, o gestor de Segurança Municipal, Jefferson Mamede, o comandante e o subcomandante da GM, Carlos Natanael Geremias, e José Osvaldo de Oliveira.

            O comandante da GM deu boas vindas aos alunos e explicou sobre o funcionamento do setor e as características de um bom guarda. “Esta é uma oportunidade ímpar e espero que os alunos aproveitem bastante. Eles devem assimilar as informações, valorizar o que estão aprendendo, primar pela hierarquia e disciplina e pontualidade. O foco desta formação é o patrulhamento comunitário, trânsito, conhecimento de leis, civismo, instrução de combate à incêndio e particularidades de Barra Mansa. Na fase final do curso eles terão noções sobre o uso de armas não-letais e letais”, comenta Natanael, ao informar que os alunos também terão palestras com oficiais das políticas Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.


            Para o gestor de Segurança, o curso é importante porque forma novos guardas para atuarem em diversos postos. “É importante a corporação se renovar, pois precisamos de um novo gás. O treinamento será ministrado por guardas da corporação que, depois de terem sido capacitados, se tornaram multiplicadores. O curso é composto por oficinas básicas que dão aos alunos noções gerais das atividades da guarda e suporte para atuarem em várias funções importantes na sociedade. Espero que os novos guardas atuem de forma comunitária visando sempre o melhor entrosamento com a população”, conta Mamede.

            O curso, com duração de 360 horas, será coordenado pela Gestão de Segurança Municipal e vai capacitar os 49 guardas municipais. As aulas serão de segunda-feira a sábado, de 8 as 13 horas, no UBM e no Parque da Cidade, onde funciona a GM. Depois da formação, que vai até o fim de setembro, a guarda de Barra Mansa terá em seu quadro um total de cerca de 185 funcionários. Para os recém concursados Augusto César de Oliveira Rosa, de 28 anos, e Aline de Souza Salgado, de 19 anos, que foram nomeados nesta primeira semana “xerifes” do curso, a formação é importante e, por isso, eles vão aproveitar ao máximo.

            “Sempre tive uma identificação pessoal com a profissão, o serviço e a força. Sou de Valença e mesmo assim resolvi fazer o concurso. O início do processo seletivo foi difícil, mas aos poucos fui passando nas etapas. Vou estudar e aprender bastante. Espero que o curso seja proveitoso”, conta Augusto. “Muitas pessoas acham que as mulheres não levam jeito para esta profissão. Mas, como sempre me identifiquei com a área, resolvi ingressar na carreira. Meus pais me incentivaram e agora estou muito feliz com esta nova etapa da minha vida. Vou me preparar e aprender bastante para me tornar uma guarda-modelo na corporação”, comemora Aline.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)