segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Prefeitura de Resende realiza formatura de mais 99 idosos em curso de informática

Alunos fazem parte do Programa Terceira Idade Ativa

Foto: Reprodução

    A Prefeitura realiza na próxima quarta-feira, dia 04 de agosto, a formatura de mais 99 alunos do curso de informática para idosos, que foi lançado no ano passado, através do Programa Terceira Idade Ativa, uma das principais ações de inclusão social implantadas pela administração do prefeito José Rechuan (DEM). A solenidade acontece às 17 horas, no clube GSSAN, em Campos Elíseos, quando os formandos receberão os certificados de conclusão do curso e outros 133 inscritos para as novas turmas terão acesso às apostilas para iniciarem as aulas já na quinta-feira, dia 05.   
    O curso de informática já atendeu, desde seu lançamento,  cerca de 600 cidadãos inscritos no Terceira Idade Ativa. Com duração de três meses, ele é realizado por meio de uma parceria da administração municipal com a UAB (Universidade Aberta do Brasil), onde as aulas acontecem de terça a sexta-feira, nos horários de 8h30m às 10h30m; 10h30m às 12h30m; e ainda às terças-feiras, nos horários de 13h30m às 15h30m e 15h30m às 17h30m.
    No início do curso, os primeiros 240 alunos tiveram a oportunidade de aprender o básico da informática. Mas, segundo a diretora de Projetos Culturais da Superintendência de Eventos e Integração, Fabiane Soares da Silva, a partir da terceira turma surgiu a necessidade de criar o módulo intermediário para atender as necessidades dos próprios alunos, que queriam dar continuidade ao aprendizado. A partir de agosto deste ano, os alunos das novas turmas terão a opção de escolher entre três níveis: Básico, Intermediário e Avançado.
    Na avaliação da superintendente de Eventos, Bianca Pena, as atividades promovidas pelo Programa Terceira Idade Ativa, como a ginástica que acontece nos vários polos espalhados pela cidade, têm contribuído para a prevenção de doenças e melhorado a autoestima dos participantes.
    - O curso de informática é mais um serviço que visa levar a melhoria na qualidade de vida e o bem-estar físico e mental aos cidadãos idosos do nosso município – disse Bianca, lembrando que levantamentos realizados no ano passado apresentaram uma melhora significativa no estado de saúde dos idosos depois que eles começaram a participar do Programa Terceira Idade Ativa.
    Após a solenidade de entrega de certificados na próxima quarta-feira, os formandos participarão do baile de formatura. É que às 19 horas terá início o quarto Baile da Terceira Idade, que vem sendo promovido desde maio no GSSAN com o objetivo de promover a integração entre os integrantes do programa. A animação ficará por conta das bandas Altair e CIA e Agito Tropical, que são custeadas pela AAP-VR (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda), uma das patrocinadoras do baile.   
    O Programa Terceira Idade Ativa oferece atividades esportivas, recreativas, culturais e sociais para 1.600 idosos em 20 pólos espalhados pelos bairros da cidade. Além disso, os integrantes do projeto contam com uma academia de ginástica no Parque das Águas, que foi implantada em agosto do ano passado, através de uma parceria da Prefeitura com a UNIMED. A cerimônia de inauguração contou com as presenças do prefeito José Rechuan (DEM) e do governador Sérgio Cabral (PMDB).

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)