segunda-feira, 2 de agosto de 2010


Estande da Flumisul convida a conhecer BM


Espaço projetado pelo setor de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico reúne fatos históricos e curiosos

Foto: Valdinei Ferreira
  
            A Flumisul (Feira Internacional de Negócios do Sul Fluminense) teve início nesta terça-feira, dia 27, no Parque da Cidade, no Centro de Barra Mansa. Uma das atrações da feira é o estande da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, denominado “Descubra Barra Mansa”. Esse é o convite que o setor de turismo da secretaria faz. O espaço reserva história, belezas e curiosidades do município. De acordo com o prefeito Zé Renato, o convite não é apenas para quem é turista e vem conhecer o município, mas também para os próprios moradores.


          - Barra Mansa é uma cidade com paisagens belíssimas, cozinha impecável e um povo incrível e hospitaleiro. Mas, às vezes, no nosso dia a dia, não prestamos atenção no que existe a nossa volta. Por isso, esse convite é para quem vem nos conhecer e também para quem faz parte dessa história. Para que todos possam reconhecer as maravilhas que temos – explicou.


            A cidade será apresentada em uma série de painéis que contarão história, potencialidades turística e socioeconômica e outras curiosidades. Serão seis painéis, um para a sede e os outros para cada um dos distritos. Para este trabalho, o setor de turismo realizou pesquisa de campo nos distritos, se reuniu com representantes e presidentes de associações de moradores e ouviu o que os moradores gostariam de contar ao público. A gerente de Comércio e Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Danielle Fidelis e Silva Resende, ressaltou como foi realizado o trabalho.


            - Nós costumamos utilizar o termo do turismo que se chama o “olhar do forasteiro”, que é olhar para aquilo que temos como alguém que chega e quer ver as novidades que um local tem para oferecer. Tudo isso como uma forma de valorizar o que Barra Mansa oferece todos os dias - disse.


            Ainda de acordo com Danielle, o trabalho deste ano foi inspirado na exposição apresentada na Flumisul do ano passado, que contava a participação histórica de Barra Mansa no desenvolvimento do Vale do Café, resgatando o passado. A diferença mais marcante entre as duas exposições é que este ano os distritos serão destacados. “Cada distrito tem sua especifidade e identidade. Nós queremos mostrá-los e convidar a todos para que possam conhecer essas belezas. E mais, queremos fazer um intercâmbio entre os distritos, convidando os moradores de um a conhecer o que existe nos outros”, destacou.


            De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Antônio Nogueira Féris, Barra Mansa é conhecida pelo destaque da área metalúrgica, mas tem um forte potencial turístico que muitas pessoas não ainda não descobriram. “É muito importante expor as potencialidades de Barra Mansa e mostrar que temos muito a expandir, no setor turístico, por exemplo, temos atrações encantadoras, principalmente nos distritos, que preservam as tradições e isso pode ser transformado em criação e expansão de negócios. Por isso todo esse processo de pesquisa também será utilizado pela secretaria como estudo para o desenvolvimento de novos projetos incentivando a cadeia produtiva e gerando emprego e renda”, explicou.    


            A exposição na Flumisul será uma primeira etapa do projeto de descoberta do município. Danielle contou que após a Feira, os painéis serão expostos em outros lugares inclusive nos distritos, tudo de forma itinerante. “Queremos elevar o nível de informação sobre o município e principalmente sobre os distritos e sabemos que existem curiosos para isso. Ano passado nos surpreendemos com o interesse dos jovens, por exemplo, e precisamos explorar isso”, concluiu.


            Além dos painéis com textos e fotos, o estande também vai contar com exposição de materiais produzidos nos distritos. Serão hortaliças, produtos agrícolas em geral, artesanato, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)