sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Angra vai respirar e transpirar teatro durante 23 dias

A Fita, grande festa do teatro brasileiro, começa no sábado, 25 ,e só termina dia 17 de outubro


A cidade de Angra já se prepara para realizar mais uma Festa Internacional de Teatro (Fita), a sétima edição de um evento mais que premiado e consagrado pelo público, realizado na Praia do Anil. No início do ano a Fita ganhou o prêmio de Cultura do Governo do Estado na categoria Teatro, demonstrando a grandiosidade do evento, que traz os melhores e mais variados espetáculos em cartaz em todo o Brasi (adulto e infantil), como também estreias aguardadas em nível nacional.
A Fita vai distribuir 5 mil ingressos para crianças das escolas públicas assistirem a espetáculos infantis (Fitinha), sessão especial “Coruja” , espetáculo internacional e 11 estreias.
As ruas da cidade estão todas enfeitadas com galhardetes divulgando os 56 espetáculos, os pontos de venda de ingressos estão movimentadíssimos e pacotes de turismo estão sendo fechados. Tudo isso para atender a grande festa, de 25 de setembro a 17 de outubro, que vai apresentar 56 espetáculos em grandes tendas, oferecendo 2 mil lugares, em dois palcos ( um para 1.500 pessoas- palco principal Sesc - e outro para 500 pessoas – palco intimista Transpetro).
A estimativa dos organizadores é de que cerca de 100 mil vão assistir aos espetáculos durante 23 dias, em uma estrutura impecável que está pronta, com banheiros confortáveis e praça de alimentação.
Todo o evento está recebendo apoio integral da prefeitura, através das fundações Cultural (Cultuar) e de Turismo (TurisAngra), atendendo solicitação do prefeito Tuca Jordão, grande admirador da megarrealização, pela importância que ela representa para toda a cidade. O curador é o idealizador do evento, João Carlos Rabelo. O Sesc e a Transpetro também são grandes patrocinadores.
Para o presidente da Cultuar, Roberto Peixoto, “a Fita é um dos mais importantes eventos de Angra, porque cria oportunidades para artistas locais conhecerem o que de melhor está se fazendo na área teatral em grandes capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo, dá visibilidade à cultura que é produzida em Angra.
_ A Fita divulga Angra para todo o Brasil e internacionalmente, possibilita a troca de informações entre produtores de cultura do interior e os dos grandes centros, possibilita também que artistas de Angra façam cursos de formação com vários diretores de teatro renomados; movimenta culturalmente toda a nossa cidade e municípios vizinhos; cria oportunidades para que milhares de crianças das escolas da rede pública de Angra possam assistir a espetáculos teatrais gratuitamente na Fitinha; incentiva a população a participar, oferecendo ingressos acessíveis, variando de R$2,50 a R$50,00. Enfim, são 23 dias onde todos nós, município, população, artistas, turistas e a arte, somos valorizados, ficamos felizes, a cidade ganha um grande presente que produz frutos muito bons. Angra vai respirar e transpirar arte da maior qualidade e convidamos todos a participar – diz Roberto Peixoto.
Grandes nomes do teatro brasileiro estarão presentes na Fita, como Paulo José, Osmar Prado,Hamilton Vaz Pereira, Marcos Caruso, Lília Cabral, Paulo Betti, André Gonçalves, Juliana Martins. Deborah Secco, Du Moscovis, Bianca Byington, Flávio Marinho, Luciana Braga, Miriam Freeland, Carla Faour, Marjorie Estiano, Marcius Melhem, Juliana Martins e Solange Couto, entre outros.
Este ano a Fita , além de manter a distribuição de ingressos para escolas públicas, apresentou como novidade uma oficina de atores para artistas de Angra, realizadas na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, e duas produções patrocinadas pelo festival, que vão estrear na Fita com oito atores angrenses que participaram do curso. Os espetáculos são “Gimba” e “Zé Vagão da Roda Fina”.
No total foram oferecidas 50 vagas, em um curso que qualificou atores locais que tiveram a oportunidade de terem aulas de dança, canto, interpretação e conviver com um time de professores de primeiro escalão. Foram dois meses de curso. Ano que vem a Fita pretende intensificar ainda mais o curso e dividir as turmas em três: os mais qualificados, os iniciantes e mais um módulo para quem fez este ano, segundo informações de Rabello. Mais quatro espetáculos de atores de Angra também estarão na Fita, são eles: “Contos de Phadas, Sucesso aqui vou eu”, “O Flautista de Hamelim” e “História de uma moça preguiçosa”.
Espetáculos grandiosos como ''Os Saltimbancos', 'Corte seco', 'Avenida Q', 'As Pontes de Madison', 'Colapso', entre outros , estarão movimentando o evento, que também apresenta Teatro de Bonecos das melhores companhias do Brasil, além de diversas peças infantis (Fitinha). Dentre as apresentações em destaque na Fita está a pré-estreia do espetáculo 'Eu te amo', de Arnaldo Jabor, que tem os cineastas Lírio Ferreira e Rosane Svartmann estreando como diretores de teatro.
Integrantes do movimento cultural que fizeram carteirinha de cadastro irão poder assistir a todos os espetáculos por preços simbólicos. Estudantes, professores e idosos também estão recebendo descontos especiais.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)