terça-feira, 7 de setembro de 2010

Asteroides vão passar perto da Terra


Dois asteróides, um com aproximadamente 20 metros de diametro, e outro, com aproximadamente 14 metros de diametro, em órbitas independentes, vão passar a uma distância razoavel da terra, bem próximo da Lua, na madrugada de amanhã, quarta-feira (8), informou a Agência Espacial Americana (Nasa).
Ambos os asteróides, que não trazem perigo algum para a Terra, poderão ser observados perto da maior aproximação da Terra por astrônomos amadores, que possuam telescópios amadores de alcance médio.
Segundo a Nasa nenhum desses objetos tem qualquer chance de atingir a Terra. Um asteróide, denominado '2010 RX30' passará a uma distância de 0.6 distâncias lunares da Terra, que corresponde a cerca de 154.000 milhas, ou 248 mil km, no horário internacional às 2:51 PDT ou 05:51 am EDT. O outro asteróide, de tamanho menor, denominado “2010 RF12”, vai passar a uma distância de 0,2 distâncias lunares, cerca de 49.088 milhas ou 79.000 km, poucas horas depois de 2:12 PDT (5:12:00 EDT, segundo a NASA.
O telescópio Catalina Sky Survey, instalado perto de Tucson, no Estado americano de Arizona, descobriu os dois objetos na manhã do último domingo, 5 de setembro, durante uma fiscalização de rotina dos céus.
O Minor Planet Center, em Cambridge, Massachusetts, recebeu pela primeira vez as observações a respeito de ambos os asteróides na manhã de domingo, determinando sua orbita preliminar e concluindo que ambos os objetos passariam próximo da Terra, um com órbita fora da Lua e outro, entre a Lua e a Terra, cerca de três dias após a sua descoberta.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)