quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Atendentes do 156 passarão por capacitação


Telefone de atendimento da Prefeitura de Volta Redonda chega a receber 2,3 mil chamadas por dia


Elas formam a “linha de frente” da comunicação da Prefeitura de Volta Redonda com os cidadãos. Fornecem informações, orientações, ouvem sugestões e reclamações, e chegam a atender, por turno, até 400 ligações cada uma. As atendentes do serviço de informações da Prefeitura – o 0800 7021 156 – vão passar agora por um treinamento para atender ainda melhor o público, que cada vez mais recorre ao 156.
O treinamento – feito em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet), por meio da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação, através do Projeto Espaço Empreendedor – será realizado na próxima semana, no sábado (dia 11).
Entre os assuntos abordados, estarão Atendimento ao cliente; Marketing pessoal; Conduta organizacional; Trabalho em equipe; Liderança criativa; e Psicologia da comunicação. O curso será ministrado de 8h30 às 12h, no Auditório da Prefeitura.
A coordenadora do serviço 156, Regina Vilarinhos, lembrou que o número de atendimento da Prefeitura surgiu há cerca de 15 anos, como um serviço para receber sugestões e reclamações dos contribuintes. “Depois, o serviço virou também um ‘telelistas’ e uma Ouvidoria não institucionalizada. Hoje estamos neste ritmo, mas houve todo um processo de mudança, com a aquisição de uma mesa de telefone digital e 15 troncos telefônicos, o que agilizou o atendimento”, explicou Regina, que coordena o serviço desde dezembro do ano passado.
Ela disse ainda que o serviço fornece as mais diversas informações, desde reclamações e sugestões, até informações gerias da cidade, lista de telefones comerciais, CEP, códigos DDD e DDI, e até programação cultural e a agenda do prefeito Antônio Francisco Neto. “São cerca de três mil informações catalogadas no nosso sistema, e temos até mesmo informações de órgãos estaduais e federais”, afirmou.
Regina explicou também que todas as reclamações são anotadas em um formulário e repassadas para os órgãos responsáveis. “Cerca de 40% das ligações são pedidos ou reclamações. Algumas situações conseguimos resolver por telefone mesmo, mas cerca de 70 ligações por dia são de reclamações, que geram um formulário encaminhado ao órgão responsável, que depois responde ao contribuinte”, disse a coordenadora do 156.
Segundo ela, algumas situações são encaminhadas diretamente ao setor da Prefeitura responsável pelo assunto, como água e esgoto, encaminhadas para o Saae-VR (Serviço Autônomo de água e Esgoto de Volta Redonda) e denúncias ambientais e de queimadas, atendidas diretamente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).
Regina também lembrou aos usuários do serviço para que, se não houver urgência, liguem em horários mais tranqüilos. “Nosso pique de ligações é entre s 10h e as 15h, quando chegamos a atender até 1,1 mil ligações, um volume muito grande. Mas o 156 funciona de 7h às 19h, então as pessoas podem ligar em horários mais tranquilos, quando não há tantas chamadas”, ressaltou a coordenadora. O serviço 0800 7021 156 está ligado diretamente ao Gabinete do Prefeito, mas recebe suporte técnico da EPD (Empresa de Processamento de Dados).

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)