quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Escola de BM promove atividades cívicas

Objetivo é conscientizar os alunos, professores, pais e comunidade

Na semana do Dia da Independência (07/09) as unidades escolares de Barra Mansa promoveram uma série de atividades para lembrar a data. Mas, no Jardim de Infância Municipal Professora Júlia Varella, no bairro Vila Nova, o calendário foi diferente. É que durante todo o mês de setembro, as professoras realizaram atividades com os alunos do Pré II. E, para encerrar as ações, nesta quinta e sexta-feira, dias 30 de setembro e 1o de outubro, a escola vai realizar uma exposição dos trabalhos para os pais e a comunidade, bem como promover uma caminhada cívica pelo bairro e fazer a simulação da eleições com os alunos. A a diretora da unidade, Carla Chaves dos Reis, explica melhor sobre o evento.
- As professoras trabalharam durante todo o mês com os alunos sobre os símbolos nacionais, a importância da pátria, os direitos e deveres dos cidadãos, o Estatuto da Criança e Adolescente, cidadania, entre outros assuntos, além de uma abordagem sobre as eleições. Na quinta-feira, dia 30, às 9 horas, os alunos vão participar de uma simulação das eleições para presidente. No final da manhã, às 10h30min, cerca de 100 alunos do Pré II vão apresentar para os pais a música 'Herdeiros do Futuro' e durante todo o dia estarão expostos na escola os trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Já na sexta-feira, dia 1o, às 9 horas, os alunos participarão de uma caminhada cívica pelas ruas do bairro próximo à escola – conta ela, ao informar que a escola atende 214 alunos da Educação Infantil.
A secretária de Educação, Sílvia Victória Coutinho, comenta sobre o objetivo das atividades. “Buscamos incentivar as escolas para que promovam atividades educativas, de cidadania e que valorizem o civismo e o amor à pátria. A formação cívica já é trabalhada em toda rede escolar, mas é importante que as unidades trabalhem estes valores no dia-a-dia a fim de formar cidadãos desde cedo. A família contribui bastante. Mas, estes valores só são obtidos através da educação. Por isso, procuramos manter aceso estes valores na escola e na sociedade”, comenta Victória.
Para o prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, ações como esta são importantes para termos bons cidadãos. “É fundamental ensinarmos as crianças e incentivá-las a exercerem sua cidadania desde pequenos. Trabalhar a conscientização dos alunos é promover a conscientização dos pais, professores e da comunidade. Com isso, os estudantes se tornam multiplicadores destas ações de cidadania. Sem dúvida, é uma ação muito importante e que deve ser realizada sempre”, comenta o prefeito.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)