quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Escolas Profissionalizantes garantem renda para famílias de BM


Cerca de 1,8 mil alunos estão se qualificando em cursos oferecidos pela Prefeitura

Foto: Paulo Dimas

Garantir a própria renda, ao colocar em prática o conhecimento adquirido. Isso é o que as escolas profissionalizantes têm proporcionado às famílias do município, por meios de seus 14 cursos, hoje distribuídos em 50 pólos. Uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social, as escolas profissionalizantes oferecem oportunidades de capacitação em arte culinária, artesanato, corte e costura, pintura em tela, tricô, crochê, manicure, cabeleireiro, tapeçaria, bordado à maquina e à mão, trabalhos manuais, pintura em tecido e biscuit, entre outros. Atualmente, cerca de 1,8 mil alunos estão matriculados nos cursos oferecidos pelas escolas que, de acordo com sua coordenadora, Elenice Maria Pires Marassi, tem condições de garantir a renda de 90% das pessoas que se formam.
- São cursos de ótima qualidade e que contribuem para que 90% dos alunos consigam manter a renda própria com o que aprenderam a fazer. Prova disso é que a admiração pelos trabalhos começa na própria escola, onde os alunos fazem encomendas ou requisitam serviços entre si como, por exemplo, de artesanato, cabeleireiro, crochê e costura. Ficamos muito orgulhosos, com tudo isso porque, além da geração de renda, esse alunos também vêem no curso a recuperação de sua auto-estima e a oportunidade de fazerem novas amizades – comenta a coordenadora, que também já foi aluna da escola.
Para o prefeito Zé Renato, é um grande orgulho perceber que muitas famílias estão tendo a oportunidade de manter a própria renda, através dos cursos oferecidos pela Prefeitura, que conta com o apoio de diferentes instituições. Nos pólos espalhados pelo município, as escolas possuem parcerias com as associações de moradores, igrejas evangélicas, católicas e messiânicas, Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Hospital da Mulher, Ong Construindo Sonhos, Cieps, PSF (Programa de Saúde da Família) do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), Sirene da Vila Nova, entre outros, onde as aulas são ministradas pela equipe de quase 40 professores.
- Nosso governo vem desenvolvendo várias ações visando a capacitação e qualificação de mão-de-obra para inserção no mercado de trabalho. Temos contado com muitas parcerias para que isso aconteça e está sendo uma grande alegria ver que muitas pessoas estão se formando nos cursos das escolas profissionalizantes e, desse forma, tendo condições de exercer algum tipo de trabalho e garantir uma fonte de renda – declarou o prefeito.
A secretária de Promoção Social e primeira dama, Emiliana Melchior Carvalho, também destacou a importância das escolas para vida de seus alunos. “É a oportunidade que eles têm de alcançarem uma identidade profissional, garantindo condições de disputarem o mercado de trabalho. Ficamos muito felizes em ver que as escolas estão com um grande número de alunos e que a Prefeitura está contribuindo para que consigam caminhar por conta própria“, disse a secretária.
Proprietária de um salão de beleza, no bairro Roselândia, a cabeleireira, Maria de Fátima Dias Eleotério, 45 anos, é uma das alunas das escolas profissionalizantes, que conseguiu alcançar sucesso na profissão. Ela, que se formou em 2005, mantém a renda que compõe o orçamento da família por meio dos conhecimentos adquiridos nas aulas de cabeleireiro e, agora, já pretende alcançar novos rumos, com o curso de corte e costura.
“Graças a Deus minha profissão já está consolidada como cabeleireira, eu fico muito feliz em fazer o que gosto e de já ter conquistado a minha clientela. Comecei a fazer o curso de corte e costura para produzir minhas próprias roupas mas, agora, já penso que também poderá ser um bom negócio para o futuro”, comenta Maria de Fátima, que faz as aulas em horários inversos aos que presta atendimentos em seu salão.
Os interessados em se matricular em um dos cursos podem procurar o pólo mais próximo de sua casa, ou a escola que fica localizada na Rua Andrade Figueira, no Centro, ao lado da Matriz de São Sebastião.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)