quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Exposição sobre fazendas do
café no vale do paraíba começa nesta quarta-feira em Resende


Aniversário do Município: Casa da Cultura promove visitação ao túmulo do poeta Luiz Pistarini


A Prefeitura de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, abre nesta quarta-feira, dia 15, a partir das 9 horas, a exposição “Ouro Verde Fluminense”, que reúne 28 painéis destacando as fazendas de café que fizeram história no Vale do Paraíba. A exposição poderá ser visitada até o próximo dia 30, de segunda a sexta, das 9 horas ao meio-dia e de 14 às 17 horas, no saguão do Cine Vitória, localizado na Praça Oliveira Botelho, no Centro Histórico de Resende. A entrada é gratuita.
As imagens da exposição foram captadas pela lente do fotógrafo Nikson Salém, que percorreu toda a região do Vale do Café, registrando as fazendas que resistiram ao tempo, com seu olhar artístico e documental. O projeto é uma realização do SESC Rio (Serviço Social do Comércio), e chega a Resende após percorrer outras cidades da região.
Segundo o presidente da Casa da Cultura Macedo Miranda, André Whately, o visitante da exposição, “além de contemplar belas imagens das fazendas, terá contato também com as sementes de café torrado”.
- A história do café na região é muito importante, afinal, o chamado ‘Ouro Verde’, tornou-se o centro da economia colonial até o final do século XVIII. Resende foi a cidade que iniciou este importante ciclo no Brasil - enfatizou Whately, acrescentando que outras informações a respeito da mostra poderão ser obtidas pelo telefone (024) 3354-6732.
VISITAÇÃO AO TÚMULO DE LUÍS PISTARINI – Também nesta quarta-feira, através de uma parceria da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda com o Grêmio Literário de Resende, acontece, a partir de 9 horas, a visitação anual, no Cemitério dos Passos, ao túmulo do poeta resendense Luiz Pistarini, autor da letra da hino oficial da cidade.
A visitação aos túmulos de personalidades históricas de Resende no Cemitério dos Passos começou a ser realizada pelo próprio Luis Pistarini, durante as comemorações pelo primeiro centenário da vila de Resende, em 1901. Ele costumava visitar todo mês de setembro a sepultura de “pessoas importantes da época”, entre elas o túmulo do fazendeiro Fabiano Pereira Barreto.
O diretor do Arquivo Histórico da Casa da Cultura, Claudionor Rosa, explica que, no decorrer dos anos, outras pessoas foram dando continuidade a este ato cívico iniciado por Pistarini, entre elas a ex-vereadora Graciema Cotrim, primeira mulher a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Resende. Com o tempo, um dos túmulos visitados passou a ser o do próprio poeta.
- Em 1948, por ocasião das festividades pelo aniversário de Resende organizadas pelo então prefeito Geraldo Rodrigues, ela liderou esta visitação. E há cerca de 30 anos, estamos preservando essa tradição – declarou o diretor do Arquivo Histórico da Casa da Cultura, Claudionor Rosa.
Participarão do ato no Cemitério dos Passos, nesta quarta-feira, alunos das escolas Bernarda Brandão (Vila Moderna), Dona Mariúcha (Santo Amaro), João Maia, Souza Santas (ambas localizadas no Centro de Resende) e Luiz Pistarini (Bulhões). Eles vão depositar flores na sepultura do poeta e cantarão o Hino de Resende. A programação prevê ainda uma palestra do historiador Edgar Monteiro sobre a importância do ato dentro das comemorações do aniversário de Resende.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)