quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Prefeito empossa membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência


Posse aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 14

Foto: Gabriela Misael

 O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, empossou na manhã desta terça-feira, dia 14, em seu gabinete, os membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A nova comissão, composta por representantes do poder público e da sociedade civil, terá mandato de dois anos e muito trabalho pela frente. De acordo com o prefeito, o conselho tem um papel fundamental de fiscalizar e assessorar o governo municipal nas diversas ações.
- Temos que unir forças para que a situação existente melhore. Estamos de braços abertos para ouvir sugestões, críticas, novas idéias e soluções. Ainda temos alguns desafios pela frente como a questão da acessibilidade e da inclusão destas pessoas no mercado de trabalho. Mas unindo os esforços com certeza poderemos comemorar em breve muitas conquistas, principalmente para aqueles que precisam de uma atenção maior – comenta o prefeito, agradecendo pela participação dos membros no Conselho e dando boas vindas aos novos integrantes.
O Conselho foi instituído através da lei nº 3.709 de 2007. No primeiro mandato, que durou dois anos, os conselheiros conseguiram criar alguns projetos e buscar mais benefícios para as pessoas com deficiência, como explica o presidente do Conselho, Luis Fernando Vitorino.
“Promovemos todo ano as Olimpíadas Especiais e pensamos em alguns projetos e melhorias. Também buscamos junto às empresas oportunidades de trabalho para as pessoas com deficiência. Nosso objetivo é estabelecer metas, criar junto ao governo municipal políticas públicas que garantam uma melhor qualidade de vida a estas pessoas, bem como promover capacitações e firmar parcerias com o setor privado”, ressalta Fernando, agradecendo ao prefeito Zé Renato pela posse do Conselho e comentando que, apesar das dificuldades, é importante que os membros participem ativamente das reuniões a fim de que possam manter a união, fortalecer as amizades e atingir os objetivos. Além disso, ele informou que dia 27 de setembro, às 18 horas, na Casa dos Conselhos, no Centro, será eleito o novo presidente.
A vereadora Sônia Coutinho, membro do Conselho desde 2008, comentou sobre o momento e o papel do conselho. “É uma emoção grande cada vez que promovemos ações para defender a pessoa com deficiência. Nestes dois anos foram muitas as dificuldades, mas também tivemos muitas conquistas. Todos os conselhos são essenciais, porém este é um dos mais importantes porque trata de pessoas fragilizadas, as quais a sociedade ainda discrimina. Para conquistarmos um país melhor não podemos cruzar os braços”, ressalta ela.
Para a nova conselheira Lucileile Aredes Mariquito Rosário, a oportunidade de fazer parte deste Conselho é excelente. “É a primeira vez que participo de um conselho municipal. Para mim foi uma surpresa ser convidada para integrar o grupo. Tenho uma sobrinha que é cadeirante e sei das dificuldades que ela passa. Agora, fazendo parte do Conselho, saberei das ações que estão sendo feitas e poderei contribuir com novas idéias e sugestões. É interessante participar deste grupo e poder divulgar os projetos”, comemora Lucileile.
Também participaram da posse a vice-prefeita, Ruth Coutinho, as secretárias de Promoção Social, Emiliana Melchior Carvalho, e de Educação, Sílvia Victória Coutinho, e os membros do Conselho, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)