terça-feira, 7 de setembro de 2010

Prefeitura intensifica manutenção de abrigos de ônibus em BM


Até o momento, já foram recuperados 70 locais


A Prefeitura de Barra Mansa intensificou há um mês a manutenção nos abrigos dos pontos de ônibus na cidade. Até o momento, já foram recuperados 70 locais. De acordo com dados municipais, a maior parte dos abrigos são danificados por atos de vandalismo. Para se ter uma idéia, em abril deste ano, 90% dos casos eram por depredação e o restante causados pelo tempo e fatores climáticos. Atualmente, existem espalhados pela cidade 269 abrigos. Até o fim do ano, a previsão é instalar mais 31 pontos, totalizando 300.
O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, comenta sobre a melhoria nos pontos de ônibus e ressalta a importância de preservar o patrimônio público. “Os novos abrigos oferecem mais conforto e qualidade para a população, que pode esperar o transporte público sentada, protegida da chuva ou do sol forte. Se a população não cuida e nem ajuda a preservar um patrimônio público, quem sofre é ela mesma que usufrui destes serviços. A Prefeitura faz a sua parte em implantar e manter os novos pontos e a população em se conscientizar e manter a conservação de um bem que é para seu próprio uso”, conta o prefeito.
Segundo o coordenador da Coortran (Coordenadoria de Trânsito e Transportes), Jorge Justo, a cidade vem implantando os novos pontos de ônibus há quatro anos, em parceria com o Sindpass (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros). “Os abrigos foram implantados visando padronizar as paradas de ônibus da cidade e, ao mesmo tempo, oferecer mais conforto para os cerca de 1 milhão e 100 mil usuários de transporte público do município. Desde que intensificamos os trabalhos, já recuperamos 70 locais contando a área central e a Avenida Presidente Kennedy até a Avenida Major José Bento. Nesta semana, as equipes estão recuperando os pontos de ônibus próximo ao Parque Centenário, no Centro”, explica Jorge Justo.
A equipe da Coortran trabalha durante todo o dia na recuperação e manutenção da pintura, bancos, vidros, cobertura e iluminação dos abrigos danificados. O custo para instalação de cada unidade é de R$ 4 mil e nos reparos, contando com a mão-de-obra e os materiais utilizados, conforme os serviços necessários, são gastos uma média de R$ 1 mil. O prefeito Zé Renato acrescenta: “este investimento poderia ser aplicado em novas instalações, mas tem que ser revertido para a recuperação dos abrigos que, em sua maioria, são depredados por ações de vandalismo. É importante que a população se conscientize esses atos contra os abrigos de ônibus”, ressalta ele. Tais ações são consideradas crimes contra o patrimônio público e precisam ser denunciadas. As denúncias podem ser feitas através do telefone gratuito da Guarda Municipal 153 e da Polícia Militar que é o 190.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)