quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Público é elogiado nos palcos da Fita

A expectativa de venda dos ingressos para 2010 é de mais de 90 mil

Festa Internacional de Teatro de Angra (Fita) 2010
A terça-feira, 28, da Festa Internacional de Teatro de Angra (Fita) 2010 foi marcada pela generosidade de um público educado e comportado. Palavras do ator Vladimir Brichta, que estrelou a peça “Hamelin” no Palco Sesc, onde 1.500 pessoas o aplaudiram de pé, junto ao elenco formado por mais cinco atores.
O espetáculo mostrou a trágica realidade de uma família pobre com seis filhos, desestruturada, e que está sendo investigada por um jovem juiz, interpretado por Brichita, que descobre uma rede de pedofilia mantida por um rico, que frequentava a casa.
O texto da peça é do espanhol Juan Mayorga, uma das revelações da dramaturgia, que recebeu o Prêmio Max de Melhor Autor Teatral, e explora o tema da pedofilia para falar, como ele próprio cita, da formação e da deformação da linguagem. A peça se desenrola com a luta para reunir provas e na descoberta da dificuldade de encontrar os culpados. A vítima, uma criança de 10 anos, vive em uma confusão de pensamentos e não sabe distinguir entre o bem e o mal, onde a ajuda de uma psicóloga é primordial para entender os traumas causados por uma relação doentia envolvendo afeto e prazer.
“Estamos muito felizes com essa plateia tão grande, que se comportou educadamente com um espetáculo tão intimista. Agradeço à organização da Fita por nos proporcionar esTa noite”, enfatizou VladImir Brichta ao final do espetáculo. A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha, e a presidente da TurisAngra, Amanda Salazar, entregaram flores às atrizes da peça.
Já no palco Transpetro, o público conferiu a atração internacional “Quarteto”, que foi apresentada em espanhol. O texto é do dramaturgo alemão Heiner Müller e a peça é produzida pelo Teatro Del Contrajuego, da Venezuela. Como o espetáculo foi apresentado em outra língua, o público conferiu as legendas em português em um telão ao lado.
Segundo o curador do evento, João Carlos Rabello, mais de 76 mil ingressos para os 55 espetáculos já foram vendidos e a previsão é que o número passe de 90 mil.
Esta sétima edição da Fita está trazendo para Angra dos Reis, mais precisamente para a Praia do Anil, no Centro, onde a estrutura é montada, 55 peças para todos os gostos: comédias, dramas, clássicos, experimentais, infantis e tudo mais que não cabe em rótulos. Dez delas são estreias. Nos 23 dias de espetáculos – de 25 de setembro a 17 de outubro – passarão por Angra grandes atores como Paulo José, Osmar Prado, Lília Cabral, Marcos Caruso, Marjorie Estiano, Marcius Melhem, Deborah Secco, Eduardo Moscovis, entre outros. A estrutura é grande, ocupando boa parte da Praia do Anil, contando com 1.200 profissionais, que trabalham desde na montagem da tenda até no som, passando pela iluminação, segurança, produção etc.
Neste ano a Fita montou uma escola preparatória de atores chamada Atelier da Fita. Cinquenta alunos moradores de Angra foram treinados por uma seleção de craques dos palcos. Os novos atores estão em peças profissionais da Fita, ao lado de atores e diretores consagrados.
Outra novidade que chamou a atenção é que enquanto o público espera o início das peças, circulando pelo saguão, pode ler algumas das principais capas já publicadas pelo “Jornal Maré”, expostas em um grande painel. Nelas, é possível relembrar ou conhecer um pouco da história de Angra nas últimas décadas. Fatos como visitas de presidentes, como a feita por Lula em 2006; o movimento Anistia para Angra, de 1982, que reivindicava a volta das eleições para prefeito; as tragédias de 2002 e 2010; a morte de Ulysses Guimarães; as vitórias nas urnas dos últimos prefeitos; as procissões marítimas e as edições anteriores da Fita chamam a atenção do público.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)