sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Seminário de Educação e Tecnologia reúne 700 educadores e pesquisadores em Piraí


MEC, BID e universidades do Rio, SP, RS e Minas participam do encontro


Com a participação de cerca de 700 educadores e pesquisadores educacionais de vários Estados e de mais de 30 municípios fluminenses, foi aberto nesta quinta-feira, 16 de setembro, em Piraí, pelo Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira (Tutuca), o 1º Seminário Educação e Tecnologia – Inovação na Educação no Contexto de Um Computador por Aluno. O Seminário, que prossegue nesta sexta-feira, tem por objetivo promover a discussão e reflexão a respeito na entrada dos notebooks em sala de aula, fato em que Piraí é pioneiro, por ter sido o primeiro município, no mundo, a distribuir laptops a todos os alunos e professores da rede de ensino mantida pela Prefeitura.
Organizado em parceria com o Ministério da Educação e o Banco Interamericano de Desencolvimento (BID), o encontro está sendo realizado nas dependências do CIEP municipalizado Professora Margarida Thompson, no bairro Casa Amarela, com participação de representantes das Universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Federal Fluminensen (UFF), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Unicamp, PUC-SP, PUC-MG, UERJ é tecnicos da Sequoia Foundaiton (EUA), Intel e Metasys, parceiras d no Projeto Piraí Digital.
O Prefeito Tutuca destacou o fato de Piraí ser um dos poucos municípios do país que investe mais de 30% do orçamento na educação e salientou a importância do Seminário no desdobramento do projeto um computador por aluno, que servirá de experiência para outras cidades. Ele fez questão de frisar que, se Piraí é hoje uma referência em educação, isso se deve ao trabalho e dedicação dos profissionais do setor e não apenas ao computador, que é só uma ferramenta a mais no aprendizado.
“Embora sejamos referência também em educação, além da saúde, não temos a pretensão de achar que somos melhores que ninguém. Pelo contrário, os projetos inovadores de Piraí representam constante desafio e por isso promovemos este seminário, para discutir e ouvir o que renomados pesquisadores têm a nos dizer, a nos ensinar e para que possamos relatar o que se passa aqui. Este encontro é uma troca de experiência e tenho certeza de que contribuirá para que a educação em nosso país evolua cada vez mais”, destacou o Prefeito, lembrando que Piraí tem duas de suas escolas – Lajes e Presidente Castelo Branco, de Santanésia – entre as melhores do estado, na avaliação do Ideb (índice do MEC que mede a qualidade da educação).
“Nosso Ideb é superior à media nacional e, portanto, é satisfatório. Mas queremos que ele melhore mais ainda. Por isso, vamos continuar investindo o máximo que pudermos na educação”, acrescentou Tutuca.
A programação do primeiro dia do Seminário teve palestras, mesas-redondas e oficinas que se desenrolaram das 10h às 18 horas. A Secretária de educação de Piraí, Ângela Maria Farjado Reis, e o Secretário de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Franklin Coelho, também coordenador do Projeto Piraí Digital, falaram sobre a experiência de Piraí. O tema da palestra foi Piraí: Educação Na Era Digital. A segunda palestra do dia – Avaliando a Avaliação - foi preferida pelo professor Marcos da Fonseca Eli, da UFRJ.
A primeira mesa-redonda – Experiências Educacionais do Projeto UCA (Fase 1) – reuniu os pesquisadores Maria Helena Cautiero Horta Jardim (UFRJ) e Léa Fagundes (UFRGS), que integram o Grupo de Trabalho Nacional do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) e são coordenadoras do projeto em seus respectivos estados. O mediador foi o professor Simão Pedro (PUC-MG), também do GT-UCA Nacional e mineiro.
A mesa-redonda sobre Experiências Educacionais do Projeto UCA prosseguiu à tarde, com as professoras Irene Karaguilla Ficheman (USP) e Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (PUC-SP), tendo como mediadora a professora Maria Helena Cautiero, que também é coordenadora pedagógica do Projeto Piraí Digital.
Nesta sexta-feira, os participantes ouvirão palestra sobre Os Desafios da Tecnologia na Educação, com o Secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Bielschowski, e poderão participar da mesa-redonda Um Computador por Aluno: Projetos e Práticas de Inrtegração Curricular, que reunirá os professores Fernando Almeida (PUC-SP), José Armando Valente (Unicamp) e Maria Elizabeth Bianconcini (PUC-SP), sob mediação da professora Cláudia Rabello Motta (UFRJ).
Durante os dois dias, foram realizadas também várias oficinas ligadas a tecnologia aplicada na educaçlão, entre elas WEB 2.0, Roboótica Educativa, Realidade Virtual na Educação, Web e Redes Sociais na Educação, tecnologia e Plataforma de Apoio ao Ensino e Aprednizagem e Ambiente UCA, entre outras.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)