Smac inaugura nova sede da Coopnea e Associação de Portadores de Parkinson
Local no Aterrado vai abrigar espaço de convivência com várias atividades
O prefeito Antônio Francisco Neto, ao lado do secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, e outros integrantes do governo municipal, inaugurou nesta sexta-feira (dia 24), às 10h, a nova sede da Coopnea (Cooperadores com Necessidades Especiais e Amigos) e da APP-VR (Associação dos Portadores de Parkinson de Volta Redonda), na Rua Edson Passos, nº 101, sala 101, no Aterrado (rua da Farmácia Municipal).
No local, que funcionará como espaço de convivência para os integrantes das duas associações, serão realizadas diversas atividades, algumas delas com o apoio da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac). O presidente da Coopnea, José Maurício, destacou a importância do novo espaço para o crescimento das associações, e agradeceu a iniciativa do Poder Público municipal. “Gostaria de agradecer ao trabalho das equipes da prefeitura, que atendeu prontamente nossos pedidos. Chegamos aqui (na nova sede) de forma rápida e eficiente”, disse ele.
A presidente da APP-VR, Ana Lúcia Maldonado Portugal, disse que o espaço é fundamental para melhorar o bem estar dos portadores da Doença de Parkinson. “Para nós é fundamental este espaço, porque o portador de Parkinson se deprime muito, e é importante estarmos juntos para levantar a autoestima de todos. Quando estamos juntos, todos os problemas parecem menores”, explicou Ana Lúcia, afirmando ainda que no local serão realizadas palestras mensais, cursos, oficinas e debates, além de atendimento especializado.
O prefeito Neto afirmou que o Poder Público “tem que agradecer” o empenho das entidades para prestar um melhor atendimento para a população. “Na verdade, nós do Poder é que temos que agradecer às entidades, por fazerem um trabalho que o Poder Público poderia fazer, mas que vocês (entidades) fazem muito melhor. O que nós podemos fazer é dar estrutura e condições para vocês nos ajudarem”, disse o prefeito.
Neto também destacou o trabalho feito pelo Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda), para a inclusão de portadores de necessidades especiais. O presidente do Saae-VR, Paulo Cezar de Souza, o PC, que estava na cerimônia de inauguração, disse que o projeto de inclusão feito na autarquia é motivo “de muito orgulho”. Por orientação do prefeito Neto, começamos a trabalhar este ano na Prefeitura dois aspectos que nos orgulham muito: a inclusão e a acessibilidade. Em relação à acessibilidade, a Prefeitura está trabalhando muito, em toda a cidade. Em relação à inclusão, é um processo um pouco mais longo, mas que dá excelentes frutos”, disse PC, afirmando que no Saae já trabalham dois deficientes visuais, dois deficientes auditivos e dois portadores de Síndrome de Down. Segundo ele, a recepção do Saae está passando por adaptações, para que todo o atendimento ao público seja feito por cadeirantes.
O secretário de Ação Comunitária ressaltou que a parceria da prefeitura com as instituições organizadas melhora muito o atendimento oferecido para a população. “Essa parceria com as entidades assistenciais atende muito bem à população, já que elas (entidades) chegam onde o Poder Público não chega, e atende de forma muito eficiente quem precisa. Essa parceria cresce a cada dia mais, com excelentes frutos”, apontou Munir, que destacou o trabalho da Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários) na adequação do novo espaço. “A Suser, através do Paulo Barenco (presidente da autarquia, presente na inauguração) nos atendeu prontamente, com a marcação de vagas para deficiente e construção de rampas de acesso”, disse ele.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)