quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Voluntários do Nudec visitam instalações da Central Nuclear


Os voluntários do Núcleo de Defesa Civil – Nudec do Parque Mambucaba visitaram no sábado, 28, as instalações da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, Angra 2. A visita faz parte de um programa de capacitação de voluntários da Defesa Civil em parceria com a Eletronuclear. O objetivo é o de esclarecer as frequentes dúvidas da população em relação a segurança, funcionamento e impacto das usinas nucleares no município. 
O funcionário da Eletronuclear Antônio Luís recepcionou os 15 voluntários no Centro de Informações, onde foi apresentado um vídeo institucional e também foram passadas algumas orientações a respeito da visita. Após as devidas instruções, os voluntários foram encaminhados para as instalações da usina Angra 2, onde puderam fazer perguntas e também esclarecer algumas curiosidades. 
A Eletronuclear ofereceu um almoço aos voluntários no restaurante da Hospedagem I, em Praia Brava. Em seguida foram conhecer o Laboratório de Monitoração Ambiental, na Vila Residencial do Parque Mambucaba. O laboratório realiza periodicamente análises de materiais biológicos como areia da praia, pasto, água do mar, leite e amostras de filtros de ar, com o intuito de verificar possíveis alterações causadas pelo o funcionamento das usinas.  Cabe ressaltar que esse trabalho é realizado anteriormente ao período de instalação da central nuclear no município, para que hoje fosse viável fazer um comparativo com a atual situação da fauna e da flora angrenses.
Durante a visita, os voluntários puderam conhecer algumas das diversas normas de segurança utilizadas pela Eletronuclear, e também como funciona o processo de desligamento das usinas em caso de uma anormalidade no sistema operacional. Esta parceria entre Defesa Civil e a Eletronuclear foi de extrema importância para todos os voluntários, que viram essa oportunidade como forma de adquirir conhecimentos e poder disseminá-los a toda a comunidade, uma vez que, eles são agentes de divulgação das ações de defesa civil e outras informações pertinentes à preservação da vida.
Hoje as usinas Angra 1 e Angra 2 produzem juntas 2.007 mW por hora, fornecendo 50%  da energia consumida no Estado do Rio de Janeiro. A usina Angra 3 já está em fase de construção e contará com a tecnologia alemã, tendo seu sistema operacional inteiramente digital. Ela terá um custo de aproximadamente R$10 bilhões e produzirá 1.450 mW por hora.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)