quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Desenvolvimento sustentável é tema da Semana de Ciência e Tecnologia de Piraí

Universidades, órgãos públicos, indústrias, estudantes e ONGs participarão do evento


Cerca de 2 mil alunos de 21 escolas da rede da Prefeitura de Piraí participarão da Jornada Interrativa de Ciência 2010, dias 21 e 22 de outubro, como parte da programação da 2ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. O evento, que envolve diversas secretarias municipais, indústrias do município, instituições de ensino supeior, técnico e científico e ONGs, terá atividades e palestras em vários locais e exibição, em estandes na Praça da Preguiça, no centro da cidade, de experimentos científicos ligados ao tema Ciência para o Desenvolvimento Sustentável.
A Jornada será aberta às 8h30, do dia 21 de outubro, na Praça da Preguiça, pelo Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira (Tutuca) e pela Secretária Municipal de Educação, professora Angela Maria Fajardo Reis. O objetivo do evento e garantir à comunidade escolar e à população em geral o direito ao conhecimento científico e tecnológico produzido graças à integração entre os diversos segmentos do município.
"A Semana de Ciência e Tecnologia se insere na programação de 2010 como o Ano da Educação em Piraí. É um evento da maior importância, pela oportunidade que dá aos nossos alunos de mostrarem por que temos a 3ª melhor educação do Estado e proporciona à população oportunidade de constatar de perto esse desenvolvimento. Quero agradecer o empenho de nossos professores e alunos e também das nossas indústrias e de instituições de ensino superior, técnico e científico que colaboraram para a Jornada", afirmou o Prefeito Tutuca.
Entre os trabalhos a serem expostos nos estandes montados na Praça da Preguiça estão os que tratam de captação e reaproveitamento da água da chuva, oficina e reciclagem de lixo, o que fazer com o lixo eletrônico, uso sustentável dos recursos hídricos, energias alternativas, contriuição da ciência para o desenvolvimento sustentável, importância do reflorestamento, reciclagem de papel e óleo, o papel da comunicação na sustentabilidade e a saúde como promotora do desenvolvimento sustentável, entre outros.
Além das escolas municipais e estaduais do município, participarão da Jornada de Ciências instituições de ensino técnico e científico sediadas no município, como a FAETEC e o CEDERJ, instituições de ensino superior - UFRJ, UB e UBM -, a ONG Mulheres do Salgueiro, que mostrará o uso artesanal do couro de tilápia como alternativa de emprego e renda, e os grupos de teatro 4 no Ato e Oficina de Teatro Professor Thiago Delleprane.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)