Empreendedores individuais de Barra Mansa são capacitados
Curso oferecido pela Prefeitura em parceria com o Sebrae foi voltado para 60 empreendedores do ramo alimentício
Foto: Paulo Dimas
|
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizou nesta terça-feira, dia 19, um treinamento com cerca de 60 empreendedores individuais do ramo alimentício legalizados pelo programa Micro Empreendedor Individual. O curso teve duração de quatro horas e foi realizado nos períodos da manhã e da tarde no Sebrae de Barra Mansa.
De acordo com o prefeito Zé Renato, a capacitação faz parte do processo de apoio aos empreendedores. “Nós nos empenhamos para legalizar os empreendedores individuais e principalmente capacitá-los. Com isso, garantimos sucesso e desenvolvimento dos negócios e que os consumidores tenham atendimento e serviço qualificados. Essa necessidade de capacitação também foi sentida pelo Sebrae que é um parceiro importante que temos e então formamos essa parceria”, explicou.
A capacitação foi dividida em três partes: a primeira foi um alerta sobre os perigos físicos, químicos e biológicos nos alimentos; a segunda abordou conceitos de boas práticas - qualidade da água, combate de pragas, lixo, higienização de utensílios e equipamentos, saúde do manipulador, higiene pessoal e comportamento no ambiente de trabalho; e por último, os cuidados nas etapas de produção – compra dos alimentos, armazenamento e pré-preparo dos alimentos, higienização de hortifrutigranjeiros, descongelamento, preparo dos alimentos e manutenção dos alimentos e reaproveitamento de sobras.
Atualmente, Barra Mansa conta com cerca de mil pessoas legalizadas pelo MEI e aproximadamente 180 pessoas desse total fazem parte do setor alimentício, como conta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Antônio Nogueira Feris, que acompanhou o início do curso. “Desde a implantação do Empreendedor Individual a Prefeitura vem procurando trazer capacitações voltadas para os diversos segmentos e o setor alimentício tem uma forte expressão entre os empreendedores, pois corresponde a cerca de 20% das pessoas cadastradas”, destacou.
A empreendedora Regina Helena Braga de Mattos, proprietária de uma lanchonete no distrito de Floriano agradeceu a oportunidade e garantiu que vai melhorar o serviço oferecido aos clientes. “Gostei muito dessa iniciativa, me senti valorizada pelo reconhecimento da Prefeitura e do Sebrae pelo meu trabalho. Essa é uma oportunidade de me capacitar e melhorar meu atendimento e, claro, crescer”, comemorou.
O atendimento aos interessados em formalizar o serviço é feito na Sala do Empreendedor Individual, localizada no térreo do prédio da Prefeitura. Além disso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Fazenda e em parceria com o Sebrae, está realizando o projeto “Empreendedor nos Bairros”, levando informação ao comerciante que queira regularizar o seu negócio.
Para se enquadrar no programa o empreendedor individual deve apresentar uma receita bruta de até R$ 36 mil por ano, possuir apenas um empregado, ser empresário individual e não ter participação em outra empresa ou sociedade. Suas atividades devem ser exercidas nas seguintes áreas: comércio em geral, industrial em geral, serviços de natureza não intelectual/sem regulamentação legal ou em escritórios de contabilidade.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)