terça-feira, 19 de outubro de 2010

Exposição convida a descobrir Barra Mansa

Painéis contam história e curiosidades do município durante espetáculo 'Nasce uma Cidade'

Foto: Valdinei Ferreira
Para comemorar os 178 anos de Barra Mansa, a Prefeitura, por meio do setor de Comércio e Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, faz um convite a toda população “Descubra Barra Mansa”. A exposição foi realizada na Fazenda da Posse, no final da tarde de sábado, dia 16, durante o encerramento do espetáculo “Nasce uma Cidade”, que pretende contar a história da cidade tendo como cenário os pontos turísticos e históricos do município. De acordo com o prefeito Zé Renato, o convite não é apenas para quem vem conhecer o município, mas também para os próprios moradores.
- Barra Mansa é uma cidade com paisagens belíssimas, cozinha impecável e um povo incrível. Mas, às vezes, no nosso dia a dia, não prestamos atenção no que existe a nossa volta. Por isso, esse convite é para quem vem nos conhecer e também para quem faz parte dessa história. Para que todos possam reconhecer as maravilhas que temos – explicou.
A cidade será apresentada em uma série de painéis que contarão a história e mostrarão as potencialidades turísticas e socioeconômicas e outras curiosidades. Serão seis painéis, um para a sede e os outros para cada um dos distritos. Para este trabalho, o setor de turismo realizou pesquisa de campo nos distritos, se reuniu com representantes e presidentes de associações de moradores e ouviu o que os moradores gostariam de contar ao público. A gerente de Comércio e Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Danielle Fidelis e Silva Resende, ressaltou como foi realizado o trabalho.
- Nós costumamos utilizar o termo do turismo que se chama o “olhar do forasteiro”, que é olhar para aquilo que temos como alguém que chega e quer ver as novidades que um local tem para oferecer. Tudo isso como uma forma de valorizar o que Barra Mansa oferece todos os dias - disse.
O painel foi apresentado pela primeira vez na Feira Internacional de Negócios do Sul Fluminense (Flumisul) de 2010 e o trabalho foi inspirado na exposição apresentada na Flumisul do ano passado, que contava a participação histórica de Barra Mansa no desenvolvimento do Vale do Café, resgatando o passado. Porém, existe uma particularidade no “Descubra Barra Mansa”, como conta Danielle.
- Cada distrito tem sua especifidade e identidade. Nós queremos mostrá-los e convidar a todos para que possam conhecer essas belezas. E mais, queremos fazer um intercâmbio entre os distritos, convidando os moradores de um a conhecer o que existe nos outros”, destacou.
Desde então, a exposição foi realizada no Colégio Verbo Divino durante uma feira pedagógica. No evento, o destaque foi para os painéis dos Distritos de Santa Rita de Cássia e do Distrito de Amparo – ressaltando as belezas da Fazenda Bom Sucesso onde são criados os jacarés do papo amarelo. “Os alunos saborearam croquetes feitos com carne de jacaré e adoraram”, destacou Danielle.
O Distrito de Amparo também recebeu a exposição durante o torneio leiteiro de Amparo e depois os trabalhos ficaram expostos durante uma semana na Escola Municipal Jahyra Fonseca Drable, onde despertou interesse não só dos alunos mas também dos pais, atingindo o objetivo da exposição que é o de ressaltar os aspectos curiosos e positivos dos distritos.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Antônio Nogueira Féris, Barra Mansa é conhecida pelo destaque da área metalúrgica, mas tem um forte potencial turístico que muitas pessoas não ainda não descobriram. “É muito importante expor as potencialidades de Barra Mansa e mostrar que temos muito a expandir, no setor turístico, por exemplo, temos atrações encantadoras, principalmente nos distritos, que preservam as tradições e isso pode ser transformado em criação e expansão de negócios”, explicou, destacando que todo o processo de pesquisa será utilizado pela secretaria como estudo para o desenvolvimento de novos projetos incentivando a cadeia produtiva e gerando emprego e renda.
Os painéis têm exposição itinerante, ou seja, quem quiser fazer o pedido para que a secretaria leve os trabalhos para serem expostos em diferentes locais deve entrar em contato pelo telefone (24)2106-3480 no setor de Comércio e Turismo ou pelo e-mail turismo@barramansa.rj.gov.br.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)