Hidrômetros com chipes são instalados em Barra Mansa
Tecnologia prevê acompanhamento on-line e menos desperdício
Foto: Paulo Dimas |
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), está monitorando cerca de 20 hidrômetros em diferentes bairros da cidade. Esse acompanhamento é possível pois cada hidrômetro possui um chipe para leitura on-line. O projeto ainda está em fase de teste, o chamado projeto piloto, mas com os resultados positivos que têm sido notados a intenção é ampliar o monitoramento. De acordo com o prefeito Zé Renato, a nova tecnologia faz parte da modernização dos serviços oferecidos pela Prefeitura e autarquias.
- Nós procuramos atender sempre bem nosso contribuinte e seguimos a ordem global que é a modernização e a busca por novas tecnologias. Com esse novo hidrômetro poderemos facilitar o acompanhamento não só pelo Saae, mas pelo próprio contribuinte – destacou.
Os bairros que já possuem os novos hidrômetros são: Centro, Santa Rosa, Ano Bom, Bairro de Fátima e Roberto Silveira. O objetivo da instalação desses aparelhos é possibilitar o acompanhamento do histórico de gastos com o abastecimento de água pela Internet, como explicou o diretor-executivo do Saae, Renine Cesar de Oliveira. “Existe uma central que capta as informações dos hidrômetros. Esse receptor funciona no nosso centro administrativo. Além dessa central existem alguns equipamentos chamados repetidores, que ficam próximos aos bairros, eles são acionados e assumem o trabalho de envio de dados para central se houver alguma falha no sinal do hidrômetro direto com a mesma”, explicou.
Atualmente, o trabalho é feito por 17 “leituristas” que atuam diariamente nas ruas, em todos os bairros, utilizando o trabalho manual de coletor de dados. De cordo com o gerente de Medição e Fiscalização, Helenilton Nogueira, o novo sistema traz agilidade. “Com esse sistema utilizando o chipe nós podemos ter as informações a qualquer momento, é só estabelecer os dias de coleta e pesquisar on-line”, disse.
Além do acompanhamento on-line pelo cliente e pelo Saae, a implantação também prevê maior segurança em relação à manipulação do hidrômetro de forma irregular, o chamado “gato”. Com o monitoramento também fica mais fácil verificar se há vazamento pois o aparelho notifica quando há consumo acima da média, agilizando assim o serviço de reparo.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)