sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Rebanho bovino: Prefeitura realiza vacinação contra a brucelose

Quase dois mil animais já foram imunizados em Resende


A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, está realizando a campanha de vacinação contra a brucelose, doença infecto-contagiosa que pode ser transmitida entre os animais e deles para o homem. Uma equipe composta por um veterinário e dois auxiliares vem percorrendo as comunidades da Zona Rural do município com o objetivo de aplicar as doses da vacina nas propriedades de pequeno porte. O trabalho conta com o apoio do escritório local da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), do Núcleo de Defesa Sanitária de Resende e do Sindicato Rural de Resende.
Um dos coordenadores da campanha na cidade, o veterinário da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Município, João Ricardo Teixeira Neves, informa que devem ser imunizados apenas as fêmeas com idade entre três e oito meses. Desde o começo do ano, já foram vacinados cerca de 1.500 animais e a expectativa da Prefeitura é de que até dezembro este número chegue a 2.200, todos pertencentes a pequenos produtores.
- A Prefeitura está promovendo a vacinação apenas nas pequenas propriedades. Os grandes produtores, cujo rebanho de animais fêmeas nesta faixa etária é formado por mais 800 animais, realizam a imunização com recursos próprios. O rebanho bovino de Resende tem hoje, portanto, aproximadamente, três mil fêmeas, entre três e oito meses de idade – disse João Ricardo, acrescentando que a campanha contra a brucelose é realizada durante o ano inteiro.
A transmissão da brucelose para o homem pode ocorrer através do contato com material e superfícies contaminadas, ou por meio da ingestão de alimentos. Desta forma, pela importância fundamental da vacinação na preservação da saúde pública, o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) mantém desde 2001 o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose.
Os pequenos produtores de Resende que ainda não vacinaram seu gado contra a brucelose podem agendar a visita da equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária pelo telefone 3360-7502. Durante o agendamento, eles precisam informar o nome da propriedade, endereço e o número de animais a serem imunizados. A dose da vacina tem o custo de R$ 2,00 cada.
- Reforçamos o chamado aos produtores rurais sobre a importância da vacinação contra a brucelose, pois ela protege não apenas o rebanho, mas a população em geral. Estamos indo ao encontro dos pequenos proprietários justamente com o objetivo de imunizar todos os animais. Outras informações sobre este trabalho podem ser obtidas pessoalmente na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, que funciona no Parque de Exposições, de segunda a sexta-feira, entre 8 e 17 horas – concluiu o veterinário.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)