segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Resende: Guardas municipais participam de curso sobre direção defensiva

Iniciativa faz parte das ações de valorização do funcionalismo


Dando continuidade ao trabalho voltado à valorização do funcionalismo público, a Prefeitura promoveu esta semana mais um curso de capacitação para a Guarda Municipal. Desta vez, 30 agentes da corporação participaram do curso sobre direção defensiva, que foi ministrado em parceria com o SENAI-RJ (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Divididos em duas turmas de 15 guardas, os agentes tiveram uma carga horária de 20 horas.
Segundo o prefeito José Rechuan (DEM), a realização do curso comprovou mais uma vez a determinação da atual administração do Município em melhorar a qualidade dos serviços prestados aos moradores pela corporação.
- A valorização do funcionalismo vem sendo feita de forma permanente pela nossa administração desde o ano passado. No caso dos guardas municipais, já conseguimos colocar em prática diversas ações a favor da categoria, entre elas a compra de novos veículos e computadores, a realização de diversos cursos de qualificação e a aplicação da lei que garante o pagamento do adicional por risco de vida. Entendemos os investimentos na Guarda Municipal como um gesto que reconhece o papel importante da corporação na vida do nosso município – disse Rechuan.
Entre os tópicos abordados no curso estiveram legislação no trânsito, paradas em rodovias, sinalização, prevenção de acidentes e procedimentos para reduzir os riscos de colisões com objetos fixos, trens, bicicletas, motocicletas, animais e outros carros. O comandante da Guarda Municipal, Ismar Costa da Silva, explica que na realização deste curso a corporação priorizou os agentes responsáveis pela direção das viaturas utilizadas na vigilância dos prédios públicos e no controle do sistema viário da cidade.
Atualmente, a frota total da corporação é formada por nove carros, entre eles os três veículos zero quilômetro adquiridos pela Prefeitura dentro das ações desenvolvidas com o objetivo de melhorar as condições de trabalho da Guarda Municipal. Deste total, sete são utilizados na área urbana da cidade, um fica no Grupamento Ambiental da Serrinha do Alambari e o outro em Engenheiro Passos, que passou a contar com uma viatura a partir do primeiro semestre deste ano, por determinação do próprio prefeito.
Ismar reafirmou que em breve o batalhão da Guarda Municipal, atualmente localizado na Avenida Dorival Marcondes Godoy, na entrada da cidade, será transferido para uma nova sede, cujas instalações mais amplas vão melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados à população pelos agentes. O novo local ainda vai ser anunciado. A mudança foi destacada pelo prefeito José Rechuan durante o café da manhã da qual ele participou com os guardas municipais no começo deste mês, no refeitório do Centro Administrativo da Beira-Rio, dentro do Programa Bom Dia Prefeito.
- Com a implantação do Consórcio de Segurança Pública do Médio Paraíba, cuja criação este ano partiu de uma mobilização liderada pela Prefeitura de Resende, o Município poderá receber verbas federais via PRONASCI (Programa Nacional de Segurança com Cidadania) para investimentos no setor de segurança. Por meio desse projeto, poderemos ampliar os investimentos na Guarda Municipal em capacitação dos agentes e melhorias das condições de trabalho do efetivo. Podemos dizer que a nossa Guarda Municipal vem servindo de exemplo para corporações de outras cidades da região. Recentemente, por exemplo, um grupo de guardas municipais de Quatis recebeu dos nossos guardas uma capacitação para o trabalho de orientação no trânsito – disse o comandante Ismar.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)