Alunos de BM participam de Ecoturismo no Horto Florestal
Crianças com idade entre 2 e 4 anos conheceram fauna e flora
Foto: Paulo Dimas |
Cerca de 25 alunos da creche Nova Esperança, no bairro Vila Maria, participaram na manhã desta sexta-feira, dia 22, do projeto Ecoturismo no Horto Florestal em Barra Mansa. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, já atendeu quase 1.200 pessoas este ano. De acordo com o prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, o projeto é muito importante e visa proporcionar à população um contato maior com a natureza.
- Com o programa de Ecoturismo os participantes têm a oportunidade de conhecer de perto a fauna e a flora da cidade e da região, além de aprimorarem o conhecimento sobre o meio ambiente e entrarem em contato com a natureza. Os alunos conhecem uma realidade diferente da que vivem na área urbana, principalmente no caso dessas crianças mais novas, sem dúvida para elas foi a primeira grande experiência com a natureza – comentou.
Durante toda a manhã os alunos conheceram o processo de produção de mudas, conforme explicou a gerente de Educação Ambiental, Rosana Gama de Andrade Oliveira. “Os estudantes conhecem os diversos tipos de sementes, suas formas de cultivo, os estágios de crescimento, o substrato necessário, a fase da estufa até a muda estar pronta para o plantio. Parte destas mudas são doadas para a população e a grande maioria é utilizada para o plantio em faixas marginais, margens de rios, vias, fazendas, entre outros locais visando o reflorestamento e a arborização dos locais. Com o Ecoturismo, os alunos aprendem na prática o que viram na teoria”, contou Rosana.
Com este projeto, a secretaria busca a prática do turismo ecológico de pequena escala, como explicou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marco Chiesse. “O projeto de Ecoturismo trata-se de um incentivo aos moradores de Barra Mansa para pensarem a conservação, bem como para minimizar o impacto ambiental, desenvolver a consciência e o respeito com as diversas formas de vida e conhecer a fauna e a flora locais”, destacou o secretário, ao informar que o projeto é voltado para as crianças, associações de moradores e outras instituições.
Essa semana, alunos da Escola Municipal Lions, no bairro Santa Inês, também participaram do Ecoturismo, desta vez no Parque Nacional do Itatiaia. Contando com essas duas última edições, Barra Mansa já realizou este ano 29 Ecoturismos e até o fim do ano estima-se que mais 13 serão realizados.
Além das tradicionais visitas no Horto Florestal, Mata da Invernada e Parque Nacional do Itatiaia, o projeto já levou crianças e adultos ao Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) do distrito de Floriano, aos Areais, à Casa Ecológica e à Associação dos Pequenos Produtores Rurais, ambas no distrito de Santa Rita de Cássia, à Fazenda Bom Sucesso, com o projeto Arurá (cultivo do jacaré de papo-amarelo), no distrito de Nossa Senhora do Amparo, entre outros locais.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)