terça-feira, 5 de outubro de 2010

Resende: Relatório aponta várias ações na área do desenvolvimento econômico

Prefeitura destaca avanços nos setores da indústria, do comércio e do turismo

Projeto cercanias, realizado ano passado, pela Prefeitura
A Prefeitura apresentou nesta segunda-feira, dia 04, um balanço dos principais investimentos da atual administração no setor de desenvolvimento econômico. A ampliação da MC Lane do Brasil, empresa do ramo de logística, e a confirmação da instalação da Politex, do ramo de confecção, estão entre os resultados positivos alcançados pela Prefeitura, no período de janeiro do ano passado a setembro deste ano.
Na opinião do prefeito José Rechuan (DEM), “várias razões contribuíram para que o Município tornasse realidade ações importantes na área do desenvolvimento econômico, a começar pelo desmembramento da única pasta que coordenava o setor em duas secretarias municipais, sem que essa mudança representasse aumento de gastos para os cofres municipais. Com a reforma administrativa implantada pelo atual governo da cidade, foram implantadas a Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços e a Secretaria Municipal de Turismo e Comércio.
- A partir desta iniciativa, cada uma das novas pastas criadas para incrementar o desenvolvimento econômico de Resende recebeu uma estrutura específica e qualificada, buscando o crescimento de nossa cidade, mas de uma forma ordenada e responsável, levando sempre em conta o crescimento econômico aliado à preservação da qualidade de vida da população de Resende – salientou o prefeito.
Rechuan destacou que, graças a uma parceria firmada com o SINE (Sistema Nacional de Emprego), Resende despontou como o segundo município do Sul Fluminense, na colocação de profissionais no mercado de trabalho, encaminhados através desta agência. Outras medidas ressaltadas pelo prefeito foram a implantação do Conselho Municipal do Comércio; a instalação em Resende de uma delegacia da JUCERJA (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro); e a inauguração do Centro Comercial de Capacitação, cujo objetivo é promover o treinamento de mão de obra local para empresas da região.
O relatório divulgado hoje pela Prefeitura incluiu ainda o lançamento do Projeto Cercanias, que desde o ano passado vêm promovendo o desenvolvimento integrado entre 15 municípios limítrofes dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, aproveitando as potencialidades específicas de cada um dos municípios representados neste consórcio; o trabalho em parceria com a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Resende), que culminou na realização da Feira de Ponta de Estoque, da FECONSTRUSUL (Feira de Materiais de Construção) e da EXAPICOR (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende); a capacitação de costureiras do Município no pólo de confecção da cidade paulista de Ibitinga; a retomada das atividades do Conselho Municipal de Turismo; a participação de Resende no Salão Nacional de Turismo; e a aprovação do Fundo Municipal de Turismo.
- As ações na área do desenvolvimento contemplam todas as vocações de Resende para o crescimento econômico: indústria, comércio e turismo. Isso sem contar o incremento que hoje se verifica no segmento agropecuário, que dispõe de uma secretaria própria para coordenar os trabalhos nos setor. É preciso destacar a atenção dispensada pela nossa administração ao comércio, cuja importância para a vida da cidade é fundamental, pois, assim como a indústria, o turismo e a agropecuária, ele oferta empregos e gera recursos financeiros para a realização de obras e serviços a favor do cidadão – concluiu o prefeito.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)