terça-feira, 19 de outubro de 2010

Usuários do Cras têm reuniões sobre Assistência Social


Alunos têm boa adesão à consulta pública desta semana

Foto: Valdinei Ferreira

Durante toda esta semana o Conselho Municipal de Assistência Social de Barra Mansa percorreu os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) dos bairros Vila Coringa, São Pedro, Paraíso de Cima e Vila Natal (Paraíso de Baixo) com objetivo de realizar uma consulta pública com os alunos atendidos pelo Centro. Já na segunda-feira, dia 18, às 14 horas, foi a vez do Cras do bairro Getúlio Vargas. De acordo com a gerente do Núcleo da Criança e do Adolescente, Alexsandra Maria Hudson Beltrão, os usuários participantes tiveram boa adesão e se mostraram interessados.
- Muitos alunos não sabem como funciona um Conselho e nem a importância da participação cidadã na criação de políticas públicas de ação social. Os usuários têm gostado bastante e ficados surpresos com as informações. Os encontros foram muito proveitosos e Barra Mansa está saindo na frente com esta intersetorialidade em primeira mão. A participação de dois usuários no Conselho Municipal de Assistência Social é uma deliberação do Governo Federal a todos os municípios, que aos poucos vêm se adaptando – comenta ela.
Esta consulta pública visa preparar a população para o Fórum de Assistência Social que acontecerá no dia 29 de outubro. Posteriormente, em novembro, haverá a eleição dos membros que vão compor o novo Conselho de Assistência Social. A expectativa de reunir 15 pessoas em cada um dos cinco Cras está sendo superada, como acrescenta Alexsandra. “Em cada um dos Centros até agora conseguimos reunir cerca de 100 pessoas. Estamos escolhendo duas pessoas de cada unidade para participar das reuniões do Conselho até o próximo mês, quando haverá a eleição dos novos conselheiros. Dos membros escolhidos de cada Cras, apenas dois usuários farão parte do Conselho, embora todos possam participar das reuniões, conta Alexsandra.
A secretária de Promoção Social, Emiliana Melchior Carvalho, ressalta a importância da participação cidadã. “É fundamental que a população participe da discussão sobre assistência social, opine, comente sobre as dificuldades e sugira novas idéias para a melhoria das ações no município. Ter pessoas conscientes, integradas em prol da assistência social e discutindo a criação de políticas públicas é sempre muito importante”, comenta Emiliana.
Os alunos do Cras da Vila Natal, no bairro Paraíso de Baixo, gostaram muito das informações passadas sobre assistência social, como comentam o presidente da Associação de Moradores, Dionísio Rosas de Almeida, e a dona-de-casa e aluna do curso de decoupage, Cátia Cilene dos Santos. “Foi muito bom ouvir, saber mais sobre como funciona um Conselho e sua importância. Mesmo não fazendo nenhum curso no Cras vim obter mais informações e ficar inteirado do assunto. Fiquei interessado em participar do Conselho”, comenta Dionísio.
“Achei a iniciativa muito interessante porque é uma forma de saber mais sobre o funcionamento dos conselhos municipais, ter conhecimento sobre assistência social e, além de tudo, dar sugestões de melhorias. Não pretendo me candidatar, mas quero ajudar os conselheiros eleitos. Esta reunião é muito importante para nossa comunidade. Gostei bastante de ter participado”, comemora Cátia.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)