quinta-feira, 25 de novembro de 2010

BM: Mostra de Natal Artesanato e Culinária é inaugurada no CEAT


Trabalhos desenvolvidos pelos 55 alunos poderão ser visitados até sexta-feira, 26


A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou na tarde desta quarta-feira, dia 24, a Mostra de Natal, Artesanato e Culinária, com os trabalhos desenvolvidos nas oficinas do Ceat (Centro Educacional de Atendimento Especializado). A exposição segue nos dias 25 e 26 (quinta e sexta-feira) e a proposta da oficina é desenvolver as habilidades e potencialidades dos alunos buscando a autonomia, inclusão social e profissional dos mesmos. Atualmente, são atendidos no local 55 alunos com necessidades especiais em oficinas diversificadas, entre as quais se incluem: culinária, pano de prato, de plantas, customização, artes, pré-oficina e letramento.
O prefeito Zé Renato parabenizou os alunos por mais um ano de exposição e destacou a importância das oficinas oferecidas pelo Ceat. “É muito gratificante ver o belo trabalho desenvolvido por esses alunos e só temos que parabenizar a todos que contribuem com o projeto. Com certeza esses jovens são exemplo de dedicação e superação e isso nos deixa muito orgulhosos”, comentou o prefeito. Já a vereadora Sônia Coutinho, coordenadora do Ceat, destacou a satisfação em ver que o objetivo do Ceat, de promover a inclusão social, vem sendo alcançado com sucesso.
. “Essas oficinas existem para atender e preparar os portadores de necessidades especiais tanto para o mercado de trabalho, quanto para a vida. Prova disso é que muitos já demostraram seu potencial, estão trabalhando e garantindo a própria renda. Hoje, a oficina é auto-sustentável e o dinheiro do material que eles produzem é dividido com os alunos e para cobrir os gastos do projeto”, explicou Sônia, ao informar que a mostra pode ser vista das 9 às 17 horas. Os produtos feitos durante as aulas estão sendo comercializados durante a exposição.
Já a vice-prefeita Ruth Coutinho falou sobre a importância do Ceat, no sentido de combater o preconceito que, segundo ela, até pouco tempo existia contra portadores de necessidades especiais. “O Ceat veio para oferecer dignidade, desenvolvimento , inclusão e alternativa de renda para essas pessoas que, pelo que podemos perceber com essa exposição, possuem um grande potencial. As oficinas despertam as habilidades de cada um dos alunos e contribuem na sua valorização como ser humano. Os professores, alunos e a coordenação do centro estão de parabéns e nós desejamos muito sucesso a todos”, enfatizou a vice-prefeita.
Segundo a secretária de Educação, Silvia Victória, Barra Mansa é pioneira quando se trata de inclusão social de portadores de necessidades. “Além da inclusão social, o Ceat desenvolve a parte artística dos alunos e auxilia em casos de dificuldade escolar. Formamos uma parceria com o centro, pois sabemos que é um projeto sério. Afinal, há mais de 27 anos o município presta esse tipo de serviço à população”, salientou a secretária.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)