quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Prefeitura e Ministério da Saúde inauguram Samu


O prefeito Tuca Jordão e o coordenador geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, José Eduardo Passos, inauguraram na tarde de quarta-feira, dia 24, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na cidade. O serviço terá três ambulâncias, contando com motoristas, médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Foram investidos R$ 600 mil, com a contratação de 73 profissionais, sendo 14 médicos. O atendimento à população será 24 horas por dia, pelo telefone 192.
“A soma de esforços entre os governos federal, estadual e a prefeitura só traz ganhos para as cidades”, afirmou o prefeito. Ele lembrou que, na área de saúde, Angra dos Reis ainda oferecerá mais serviços para a população no próximo ano. “Teremos o maior hospital da Costa Verde, na Japuíba, em 2011”, disse. José Eduardo ressaltou a cooperação do Corpo de Bombeiros em Angra e formação da mão de obra. “Com o aperfeiçoamento dos profissionais – e aqui agradeço ao 10º Grupamento de Bombeiros Militar por isso – é que podemos atender à população com um serviço digno e de qualidade”, afirmou ele.
O comandante do Grupamento, coronel Jerri Andrade, também demonstrou a união das autoridades em Angra para beneficiar a sociedade. “O Corpo de Bombeiros está agradecido ao Ministério da Saúde, pela cessão das ambulâncias, e pelo empenho da prefeitura. A população de Angra só tem a ganhar com a implementação do Samu”, disse.
As ambulâncias são de dois tipos, denominadas Unidade de Suporte: básica (duas) e avançada (uma). A de suporte básico conta com um motorista e um técnico de enfermagem. A avançada tem uma equipe formada por motorista, enfermeiro e médico. Segundo o presidente da Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar), José Argolo, em todos os veículos será feita a estabilização do paciente. “O atendimento inicial é feito na própria ambulância, depois a pessoa é levada até a unidade de saúde própria para a continuação do serviço médico”, explicou.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)