segunda-feira, 1 de novembro de 2010

CONVERSA FIADA 6!



Cumpri mais uma vez o meu ritual de todas as quintas feiras e ouvi a entrevista do Prefeito Neto com o apresentador Dario de Paula, realizada hoje, Dia do Servidor Público Municipal. Falaram sobre alguns tópicos e de relance, falaram na data, que deveria ser importante, não apenas para os Servidores, mas para a Administração Pública Municipal também, mas o Prefeito, como já era esperado, não pronunciou uma palavra sequer sobre a data. Passou batido.

O primeiro assunto da entrevista foi a conclusão da Rodovia do Contorno. O cronograma estourou e não se sabe quando será inaugurada. Já se gastou um caminhão de dinheiro, horas de reunião, acordos de todo tipo, mudanças no projeto inicial e nada da obra ficar pronta para desafogar o trânsito pesado no centro da cidade. Segundo o Prefeito, “a obra está adiantada”, mesmo estando atrasada há mais de 15 anos! Juntou-se a incompetência do Governo Municipal, com a incompetência do Governo do Estado e a burocracia do DNIT e só poderia dar no que deu. É obra para muito tempo ainda.

O segundo item da entrevista foi a questão da iluminação pública. Muitos sinais quebrados na cidade e problemas de iluminação na BR-393, que está sob a responsabilidade da empresa Aciona. A responsabilidade pela manutenção é da empresa que também tem que pagar o consumo de energia, segundo um Convênio assinado com a Prefeitura. A empresa não faz a manutenção e não paga o consumo de energia. O que fez o Prefeito? Assumiu a manutenção e liberou a empresa do pagamento do consumo. Ele deveria exigir da empresa o cumprimento do contrato, mas preferiu pagar tudo com o nosso dinheiro. Realmente não há qualidade no gasto público.

Voltou mais uma vez o assunto da LOCANTY. Problemas e mais problemas. Segundo o Prefeito, prometeram resolver todos os problemas o mais rápido possível e vão contratar mais 25 pessoas para melhorar a qualidade do trabalho. Nada se falou sobre os problemas trabalhistas e a dívida da empresa com os trabalhadores. O Dario destacou e o Prefeito esticou o assunto sobre a nova empresa atacadista que está chegando na cidade – Spania – que, segundo eles, vai criar 200 novos empregos. Só se esqueceram de falar quantos empregados a Rosado demitiu para a chegada da nova empresa, que vai usar as mesmas instalações.

O Prefeito encheu a boca para falar que está cumprindo o que prometeu em relação à geração de emprego, em relação à Saúde e que a Cultura está a todo vapor. Não sei em que ele se baseia para falar isso. Quantos empregos já foram gerados até agora? Nem ele sabe. Em que a Saúde melhorou? A população ainda não percebeu. A Cultura está realmente a todo vapor, principalmente para a JM Guerra e todas as empresas que “vendem” shows culturais. Isto é muito pouco ou quase nada para uma cidade como Volta Redonda. A população disse claramente, no dia 03 de outubro, que não concorda com a avaliação dele.

O entrevistador abordou a questão dos processos que a ASVRE está movendo contra o Governo Municipal por não cumprir o Plano de Cargos, Carreiras e Salários, uma lei municipal aprovada em 1995, no Governo Baltazar. Perguntou em que pé andava a questão. O Prefeito disse, cinicamente, que o Governo é obrigado a recorrer até o final e que ainda havia recursos em julgamento. Mentira! O Governo levou os processos até o STF, sem nenhuma necessidade, apenas para ganhar tempo e tentar empurrar a conta para o próximo Prefeito. Os processos já estão encerrados do ponto de vista jurídico, mas o Governo, com o seu sadismo patológico em relação ao funcionalismo usa de todas as medidas protelatórias para não pagar o que é direito da categoria. Disse que iria conversar com os Vereadores sobre o assunto no dia 09 de novembro. Não precisa mais. A Justiça já fez o que tinha que fazer e determinou o pagamento.

Aí começa a “encher linguiça”. Falou do Vôlei, mas nunca revelou quanto a Prefeitura investe no time da cidade; falou do Balé Bolshoi, que vai receber uma menina da cidade, também com o apoio do Governo; falou dos shows das 3as. feiras, no 09 de Abril, que custa mais de 500 mil reais por mês para todos nós contribuintes; elogiou o irmão, que é Secretário Municipal. É uma forma de fazer o tempo passar e para que a entrevista não fique tão curta, porque não há muito o que dizer sobre o Governo.

O Dario de Paula perguntou sobre o ECAD e os direitos autorais que estão sendo cobrados na justiça. O Prefeito informou que estão conversando e que o Governo tem uma opinião diferente sobre o assunto. Todos nós sabemos que o Governo é um pagador. Adora termos aditivos, pagar gratificação, contratar por RPA, distribuir telefone celular, mas não gosta de pagar as contas, principalmente quando não dá retorno político. E assim terminou mais uma entrevista. Voltaremos na próxima semana com mais conversa fiada.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)