quinta-feira, 4 de novembro de 2010


Criança é o tema da nova exposição em BM

Fotografias reúnem diferentes realidades e olhares sobre a infância em “Criança: Inocente Esperança”

            A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura, realizou nesta quinta-feira, dia 04, às 20 horas, a abertura da exposição “Criança: Inocente Esperança” na Estação das Artes. A exposição vai reunir trabalhos do fotógrafo Valdinei Ferreira que enfocam diferentes realidades da infância, por meio do olhar e outros gestos da criança. O evento faz parte das comemorações pelo “Dia  Nacional da Cultura”, que é lembrado no dia 5 de novembro e contará com a presença do Quinteto de Metais do Projeto Música nas Escolas.
            De acordo com o prefeito Zé Renato, a exposição é mais uma forma de motivar a disseminação da cultura e o entretenimento promovido na cidade. “A Fundação de Cultura tem se empenhado para trazer para nossos espaços culturais artistas importantes na história da nossa região. Essa nova exposição reúne fotos que retratam o modo de vida de crianças e a singeleza no olhar delas. É um convite para olharmos a infância bem de perto”, destacou.
            No local, foram expostos 17 painéis de PVC em preto e branco com suaves interferências de cor, no tamanho 90x60. As imagens foram captadas no cotidiano profissional e jornalístico do fotógrafo, que completou 13 anos de carreira em 2010.  O objetivo da exposição é retratar a realidade e as particularidades desses pequenos atores na vida real. É a demonstração de sentimentos sinceros e puros através do olhar, do sorriso e outros gestos. Sua poética nesta exposição se caracteriza pela capacidade de mostrar com suavidade e beleza, um tempo de negação, de impossibilidades, fazendo um contraponto entre a delícia de ser criança e a dor de não viver essa infância, como explica o artista.
            - Na captura dessas imagens eu pude perceber o sorriso e a tristeza, sentimentos inocentes que através do olhar de uma criança representam a pura verdade que o coração sente e quer expressar. Um olhar curioso e atento ou até mesmo distraído, sem perceber que estava sendo retratado por alguém interessado em transmitir sua realidade por um instante único, porém vivido por essas crianças todos os dias – destacou.                      
            De acordo com o superintendente da Fundação de Cultura Luiz Augusto Mury, o artista apresenta ao expectador a oportunidade de compartilhar um momento único. “Valdinei apresenta ao observador a possibilidade de participar desse momento que seria só dele. Com grande generosidade e imensa vontade de mudar algo, ele nos coloca na cena como se pudéssemos brincar, sorrir e nos emocionar com cada uma dessas crianças”, disse. 
            A exposição poderá ser visitada até o dia 12 dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas e sábados e domingos, das 9 às 15 horas. No dia 11 de dezembro, às 10 horas, Valdinei Ferreira vai ministrar uma oficina para aqueles que quiserem aprender um pouco sobre as técnicas desenvolvidas pelo fotógrafo.     
            Valdinei Ferreira iniciou sua carreira em 1997 na AMAN – Academia Militar das Agulhas Negras, como fotógrafo de campo de instruções. Lá descobriu o fascínio pela arte do fotojornalismo. Atualmente, é repórter fotográfico e membro da ARFOC Brasil – Associação Brasileira dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos - e já prestou seu olhar crítico e detalhista há diversos jornais, assessorias de imprensa e agências de publicidade da região.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)