sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Dia Nacional do Doador de Sangue é lembrado em Barra Mansa
Campanha conseguiu conscientizar 300 servidores públicos


“Seja um doador, doe sangue pela vida” foi o tema da campanha realizada pela Prefeitura de Barra Mansa durante o mês de novembro em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, lembrado nesta quinta-feira, dia 25. A iniciativa foi promovida pela equipe de enfermagem e assistência social do Fundamp (Fundo de Assistência Médica Permanente dos Servidores Públicos Municipais de Barra Mansa) e o Hemonúcleo do município junto aos servidores públicos, como explica uma das enfermeiras do Fundamp responsáveis pela campanha, Priscila Miguel dos Santos Dotta.
- Desde o dia 03 de novembro uma equipe de funcionários do Fundamp percorreu os setores da autarquia, da Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos), do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e da Prefeitura de Barra Mansa para orientar e conscientizar os funcionários públicos sobre a importância da doação de sangue. Nesta campanha conseguimos cadastrar 300 pessoas. Alguns servidores já foram ao Hemonúcleo este mês e outros ainda vão comparecer. Nosso objetivo foi conscientizar o maior número de servidores para participar da campanha. Agora é esperar para que as pessoas que ainda não foram, apareçam para fazerem a doação – comenta Priscila.
O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, reforça a importância da ação e faz um convite para que a população participe da campanha. “Estou muito feliz pela iniciativa dos profissionais do Fundamp em mobilizar esta campanha junto ao Hemonúcleo. Ações como esta são fundamentais para que mais pessoas participem da iniciativa e ajudem o próximo. Quero convidar a população que ainda não doou para que compareça ao Hemonúcleo e participe. E às pessoas que já são doadoras, peço que fiquem atentas quanto a próxima data de doação”, conta o prefeito, que também agradeceu a participação dos servidores na ação.
Segundo o coordenador do Hemonúcleo, Flávio Marcos Simões Fagundes, esta campanha veio contribuir para que o estoque aumente neste período do ano, quando o número de doadores diminui. “Esta campanha incentivando a doação de sangue é ótima, porque conseguimos divulgar o trabalho e a necessidade dos doadores cadastrados manterem a frequência e os que ainda não doam, passarem a ajudar. Tivemos uma queda atípica de doadores nos meses de setembro e outubro e ficamos preocupados, porque o número costuma baixar entre dezembro e março – na época das festas de fim de ano, férias escolares e carnaval – e também no inverno. Nestes períodos, o estoque chega a cair de 30 a 40%”, comenta Flávio, acrescentando que 20 doadores por dia seria o número ideal para manter o estoque com tranquilidade.
Pela primeira vez no Hemonúcleo do município, a estudante e estagiária do setor de cadastro da Secretaria de Fazenda, Monique Müller Guimarães Vianna, de 21 anos, e o operador de produção, Diogo Cedeçari, de 19 anos, estavam muito felizes por ajudar o próximo. “A equipe do Fundamp esteve no meu setor de trabalho informando sobre a campanha e fiquei interessada em participar. Por conta da correria do dia-a-dia sempre adiei minha doação. Esta campanha me incentivou a parar um pouco e vir ajudar o próximo, pois um dia eu também posso precisar”, comenta Monique. “Meu colega de trabalho é doador de sangue há algum tempo e me convidou para vir doar. Sempre tive vontade de doar sangue, mas por falta de tempo não vinha. Estou feliz por poder ajudar quem realmente precisa”, conta Diogo.
Outra que aderiu à campanha e doou sangue na manhã desta quinta-feira (25/11) foi a vice-prefeita Ruth Coutinho, que já é doadora há alguns anos, mas devido aos compromissos do dia-a-dia não comparecia ao Hemonúcleo. “Vim fazer minha parte e contribuir com este ato de cidadania. Esta campanha é muito importante e uma forma da gente se doar e ajudar as pessoas. Agora pretendo continuar doando sangue com mais frequência”, conclui Rutinha.
Atualmente o Hemonúcleo do município atende a Santa Casa de Misericórdia, o Hospital da Mulher e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, em Barra Mansa, e o Hospital Flávio Leal, em Piraí. Mas, se o banco de sangue de outra cidade necessitar de algum tipo sanguíneo, o Hemonúcleo também contribui. O coordenador do Hemonúcleo, Flávio Simões, informou que a maior parte de doadores são do sexo masculino e que as mulheres continuam tendo receio de doar sangue. “Atualmente, 70% dos nossos doadores são homens. Existe muito mito sobre doação de sangue e as mulheres por medo acabam não doando”, acrescenta Flávio, ao informar que os tipos sanguíneos que estão em falta na unidade são o tipo B, fator RH positivo, e o tipo O, fator RH negativo.
Para doar sangue, a pessoa deve levar um documento de identidade, ter boa saúde, ter dormido bem na noite anterior, não estar em jejum e nem ter ingerido bebida alcoólica e alimentação gordurosa 12 horas antes da doação. A idade do doador é de 18 a 65 anos e ele precisa pesar no mínimo 50kg. Não pode doar sangue quem teve hepatite depois dos 10 anos de idade, gestantes e lactantes.
A doação dura em média 20 minutos e os candidatos passam por uma triagem antes de fazer a doação. Todo o material utilizado é descartável e oferece total segurança. Além disso, o doador tem direito a um dia de folga no trabalho. Os homens podem doar a cada três meses e mulheres a cada quatro meses. O Hemonúcleo de Barra Mansa fica no prédio anexo à Santa Casa de Misericórdia, na Rua Pinto Ribeiro, nº 205 A, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas. Telefone: (24) 3322-8430.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)