quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Funcionária da PMVR defende projeto educacional no Chile


Professora universitária, Simone Fernandes Gonçalves trabalha na Junta de Recursos Fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda


A professora universitária Simone Fernandes Gonçalves, da UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e funcionária da Junta de Recursos Fiscais da Prefeitura Municipal de Volta Redonda há cerca de 13 anos, estará participando de 1 a 3 de dezembro de 2010, do Congresso Ibero-americano de Informática Educacional na cidade de Santiago, no Chile. Ela e mais dois professores universitários, Arnaldo Fonseca Borges (Faetec) e Salete Leone Ferreira (UniFoa) vão defender o artigo que virou uma tese: “Afetividade X Evasão na Educação à Distância”.
Simone é secretária da Junta de Recursos Fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda - setor da pasta que julga os processos de autos de infração de empresas e contribuintes – e professora de Informática na Educação na modalidade de Ensino à Distância da UniRio. Ela explicou que a equipe de professores que viajará ao Chile fará a defesa do artigo no congresso, e depois o texto será publicado em uma das quatro publicações internacionais especializadas no assunto.
A professora ressaltou ainda a importância de defender uma tese relacionada à Educação à Distância. “O objetivo do artigo é demonstrar a importância da afetividade na atuação do professor na Educação à Distância, no Ensino Médio. Por causa do perfil do aluno no Ensino Médio na Educação à Distância, o uso da afetividade pelo professor torna-se mais preponderante, para que os alunos se sintam mais motivados, autônomos e com isso, determinados a concluir o curso”, apontou.
Simone acrescentou que a metodologia adotada na Educação à Distância requer do professor uma nova postura, que traga mais proximidade com o aluno, buscando alcançar mais eficácia no processo de ensino. “A conclusão é que geralmente o aluno do Ensino a Distância está despreparado porque acha que tudo será fácil, moleza. Quando entra, vê que terá de desenvolver um perfil, buscar o ensino, participar de um chat, de reunião na sala dos professores. Assim aprende a ter autonomia para buscar a informação, buscar a aprendizagem, fazer exercícios, cumprir tarefas ou terá nota baixa. Ninguém vai ficar no seu pé, mas ele terá de apresentar resultados, ganhando e fortalecendo a sua autonomia no aprender”, explicou a professora.
Há cerca de três anos Simone participou de um congresso educacional em Portugal, onde apresentou o artigo Metodologia para Capacitação de Professor, em cima de um trabalho feito no Ciep de Pinheiral, onde professores recuperaram computadores e aprenderam a usar a tecnologia como ferramenta nas salas de aulas, beneficiando os alunos em informações atualizadas e pesquisas.
O Congresso Ibero-americano de Informática Educativa (IE) 2010 é a união dos três eventos ibero-americanos mais importantes de Informática Educativa: o Congresso da Rede Ibero-Americana de Informática Educativa (RIBIE); o Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIEE) e o Taller Internacional de Software Educativo (TISE). O espírito do IE 2010 é reunir os grandes expoentes da Ibero-América e do mundo para formar um espaço de apresentação, intercâmbio e difusão de experiências sobre informática educativa.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)