quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Japão confirma partículas de asteroide em mostra tiradas da sonda Hayabusa


A agência de exploração espacial japonesa (Jaxa) anunciou nesta terça-feira "ter onfirmado a presença de 1.500 partículas de asteroide" em amostras tiradas pela sonda Hayabusa, após memorável epopeia interestelar.

Foto:Toshifumi Kitamura/AFP
É a primeira vez que matérias tiradas diretamente de um corpo celeste que não seja a Lua são trazidas à Terra, segundo a Jaxa.
"Após a análise de poeiras presentes na coleta, pudemos constatar que quase todas eram extraterrestres e chegamos à conclusão de que se tratava de partículas provenientes do asteroide Itokawa", explicou a Jaxa em comunicado.
"É uma notícia memorável", alegrou-se o ministro japonês da Ciência e Tecnologia, Yoshiaki Takagi, durante entrevista em Tóquio.
"Tivemos muita sorte", reagiu por sua vez, Junichiro Kawaguchi, diretor do projeto.
As 1.500 partículas em questão são todas de tamanho inferior a 10 mícrons, o que exige tecnologias especiais para análises mais avançadas, explicou a agência.
"Esperamos que, prosseguindo o estudo das poeiras de Itokawa, possamos aportar nova contribuição à compreensão da origem do sistema solar", concluiu a agência japonesa.
A cápsula com o conteúdo das partículas foi recuperada em junho passado no deserto australiano, após ter sido largada pela sonda Hayabusa, durante o retorno.
A sonda desintegrou-se na atmosfera, concluindo, assim, viagem de sete anos e seis bilhões de quilômetros percorridos no espaço.
"Ao final de anos de trabalho e paciência, podemos dizer que conseguimos trazer mostras de asteroide para a Terra pela primeira vez", entusiasmou-se o professor Paul Abell da agência espacial americana (Nasa), da equipe que participou da recuperação da cápsula.
A sonda Hayabusa entrou em contato com o asteroide Itokawa em setembro de 2005.
Em seguida, a sonda foi obrigada a superar inúmeros problemas técnicos, entre eles a gravidade fraca presente na superfície do pequeno asteróide, o que levou os cientistas japoneses a imaginar um sistema de coleta engenhoso mas aleatório. Um equipamento deveria recolher a poeira projetada no impacto com a superfície do asteroide.
Dificuldades de telecomunicações com a sonda, avarias nos motores, baterias e outros equipamentos forçaram os técnicos a adiar por três anos sua volta, com a viagem se transformando em verdadeira odisseia.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)