quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A BOA SAÚDE começa pela BOCA: Pinheiral investe em laboratório próprio de prótese dentária


A Secretaria Municipal de Saúde com recursos próprios promoveu uma iniciativa que beneficiou 932 pacientes com a implantação de prótese dentária gratuita há dois anos.


Atualmente, com uma demanda de 600 pacientes, a Secretaria está tomando medidas para estender os benefícios à comunidade, como a implantação de um laboratório de prótese, junto ao complexo Hospitalar.
- Um laboratório de prótese próprio já foi credenciado junto ao Ministério da Saúde. Com o laboratório essa demanda poderá ser suprida-, disse o secretário de Saúde de Pinheiral, Ednardo Barbosa, destacando que inicialmente o laboratório está atendendo a demanda solicitada pelos odontólogos.
Segundo o coordenador de Saúde Bucal, Jair Gomes, no município as equipes de Saúde Bucal fazem o acompanhamento sistemático de todas as faixas etárias, priorizando o atendimento as gestantes, bebês, crianças, idosos, pacientes hipertensos e diabéticos. Dessa forma, visitas domiciliares são direcionadas prioritariamente à captação de gestantes, bebês, pacientes hipertensos e diabéticos, além de usuários com dificuldade de vincular a unidade ao atendimento odontológico.
Em outra vertente, do Programa de Saúde Bucal está o atendimento especializado para pacientes especiais. Segundo o coordenador, em Pinheiral, a odontologia tem realizado um movimento maior no entendimento e na prática clínica oferecida aos portadores de necessidades especiais, que têm uma necessidade aumentada para o cuidado preventivo odontológico, na prevenção de cárie e doenças periodontais.
- O atendimento ambulatorial deve ser sempre realizado em conjunto com a família e por profissional capacitado. A maioria destes pacientes não apresenta plena capacidade de realizar seus cuidados bucais, necessitando de ajuda. A participação de familiares ou responsáveis nestes cuidados é fundamental para o sucesso do tratamento odontológico e para a promoção da saúde bucal do paciente-, destacou.
Com cronogramas específicos, as atividades educativas nas comunidades e nas escolas também estão presentes na rotina da equipe de Saúde Bucal seja com ações na unidade, como a Sala de Espera e a Hora da Mamãe ou nas escolas. A cada seis meses 1.373 crianças do primeiro segmento do Ensino Fundamental da rede municipal participam da escovação supervisionada com doação de escova e aplicação de flúor. De acordo Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB/SUS), da Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a setembro deste ano, a ação coletiva de escovação dental supervisionada ultrapassou dos 20 mil atendimentos.
- O planejamento em Saúde Bucal de Pinheiral está seguindo as diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal e a Política Nacional de Atenção Básica direcionando as atividades para os grupos prioritários. A atual gestão está comprometida com as propostas visando à integridade, o vínculo e o acesso da população. Nosso objetivo maior é promover saúde de boa qualidade com acesso significativo, e principalmente acolhimento humanizado-, disse.
Entre as nove metas elaboradas para 2011 pela equipe de odontologia está a cobertura de 100% de Saúde Bucal no PSF, ampliação das equipes e do cronograma de atividades educativas com atividades de prevenção direcionadas, criação de horário específico para atendimento do trabalhador, implantação da fluoretação da água de abastecimento em parceria com a Cedae, tendo em vista, que a ação pode reduzir em 40% o índice de cáries.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)