quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Quatis: Palestra fala sobre papel dos municípios na segurança

O tema foi explanado por diretor do Consórcio Intermunicipal de Segurança

O prefeito José Laerte d’Elias assistiu na manhã desta terça-feira, dia 9, no plenário da Câmara de Vereadores, a uma palestra sobre “O papel constitucional dos municípios e o atual cenário regional diante da Segurança Pública”, ministrada pelo diretor-executivo do Consórcio Intermunicipal de Segurança, Jefferson Mamede.
Dentre os presentes, vereadores, secretários municipais, guardas civis, representantes de cidades que compõem o consórcio e a presidente do Conselho Comunitário de Segurança Cida Prado, além do delegado da 100ª Delegacia de Polícia Civil de Porto Real e Quatis, Marcus Drucker.
A palestra mostrou, além do cenário atual da segurança pública regional, o dever e responsabilidade de órgão públicos e governamentais na solução dos problemas ligados à segurança nos municípios. De acordo com o palestrante, todas as cidades têm problemas nesta área e estes problemas têm que ser combatidos por todos e não só pelo poder público.
“Cabe, sim, à prefeitura e ao governo os investimentos, mas cabe a todas as pessoas atitudes que podem melhorar a segurança pública”, explicou. “Som alto fora do horário permitido, briga na rua, entulhos depositados na calçada que deveria estar desobstruída para a passagem de pedestres, tudo isso é desrespeito e colabora para que não haja segurança pública”, enumerou.
A segurança pública é, segundo ele, um processo que inclui prevenção ao crime, para que ele não ocorra, repressão ao crime, quando há índices que precisam recuar, e reinserção, que é a necessidade de investimentos na recuperação de egressos do sistema penitenciário, assim como sua reinserção à sociedade.
Para o prefeito, tornar o assunto público e presente na vida dos munícipes é reforçar a ideia de que administração e comunidade podem atuar juntas. “A prefeitura investe em educação, saúde, meio ambiente e segurança. As pessoas cuidam do seu lixo, do seu espaço, respeitam-se umas às outras. O resultado disso é a melhora na qualidade de vida dos cidadãos”, destacou José Laerte. “Com essa união, além de atingir o objetivo de baixar a criminalidade ao nível zero, o município ainda vai galgar mais um degrau na busca por se transformar numa Cidade Educadora”, completou.
Logo após a palestra, diretores do Consórcio Intermunicipal se reuniram para a Câmara Técnica de Segurança, uma reunião interna, para definir diretrizes da equipe.
O consórcio foi criado há um ano, é exigência do Governo Federal para que os municípios pleiteiem verbas da União para o segmento, e é a reunião dos governos de treze cidades: Quatis, Porto Real, Resende, Volta Redonda, Vassouras, Piraí, Rio Claro, Pinheiral, Barra do Piraí, Valença, Rio das Flores, Valença e Barra Mansa.
“O Consórcio foi criado para possibilitar a discussão de uma política de segurança pública regional junto à população. Entre os objetivos, há a intenção de reavaliar e esclarecer a função de cada órgão público de segurança nesses municípios”.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)