Pesquisa sobre potencial da Região Leste é apresentada durante café da manhã
Dados revelaram potencialidades econômicas, sociais e de desenvolvimento
Na manhã desta quinta-feira, dia 11, a Aciap (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços), em parceria com a Prefeitura de Barra Mansa e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), apresentou, durante o “Café com Idéias”, uma pesquisa sobre as potencialidades econômicas, sociais e de desenvolvimento da Região Leste. O resultado do trabalho foi exposto a diversos representantes de variados segmentos da sociedade. Já hoje à noite, às 19 horas, o trabalho será apresentado aos comerciantes e moradores da Região Leste. A apresentação será na Escola Municipal Joaquim Rodrigues Peixoto Júnior, que fica na Rua João Xavier Itaboraí, nº 25, bairro Boa Vista II.
Segundo o presidente da Aciap-BM, José Francisco de Sousa Medeiros, o encontro visa reunir vários segmentos da sociedade para trocar idéias e conhecer o potencial da Região Leste. “O objetivo do 'Café com Idéias' é reunir os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e o setor privado para debater questões em conjunto e criar novas oportunidades. O projeto de desenvolvimento da Região Leste foi idealizado pela Aciap e a pesquisa ficou por conta do Sebrae que fez o mapeamento da região e entrevistou 150 lojistas e 400 moradores – número que representa 1% da população total do local que é de 40 mil habitantes”, comenta José Francisco, informando que a pesquisa abre um leque de oportunidades.
De acordo com gestora de projetos do Sebrae e coordenadora da pesquisa, Paola Tenchini, a entrevista foi realizada entre junho e julho com micro e pequenas empresas, comércio e serviços e a população. Já a tabulação foi feita nos meses de agosto e setembro. A pesquisa, de acordo com ela, é bem extensa, contendo mais de 400 páginas.
- Um fato interessante é que 51% das empresas estão no mercado há mais de cinco anos, o que reforça o poder econômico do local. Outro dado importante é que 54% dos estabelecimentos são legalizados e 46% ainda não tem legalização. Destas empresas, 66% não é informatizada e quando perguntamos o motivo, 26% disseram que não tinham capital para investir na informatização. Quando indagados sobre a região onde está localizado seu estabelecimento, 56% dos empresários avaliaram como excelente e bom - conta ela.
Detalhando um pouco mais a pesquisa, o Sebrae mostrou que considerando que um comércio diversificado contribui para que os moradores não saiam do bairro para fazer suas compras, os segmentos que a região poderia ter para alavancar o comércio local – segundo os entrevistados – seriam casas lotéricas com 44%, seguido de 23% de agências bancárias e 8% diversificação do comércio. Já na pesquisa com a população foi apontado que 86% dos que responderam residem em casa própria. Dos 14% que não residem em casa própria, a maioria justificou como o principal motivo a falta de condições financeiras. Quanto à renda familiar, 43,5% tem de 2 até 4 salários mínimos.
Para o prefeito Zé Renato, o trabalho, que foi muito bem elaborado, é fundamental, pois a Região Leste passa a ganhar com mais melhorias. “A partir deste trabalho, os empresários têm um atrativo maior para investir na cidade. Temos realizado muitas melhorias no local como a canalização do Córrego Secades, a construção de 165 unidades habitacionais no bairro Paraíso de Cima, entre outras melhorias na infraestrutura, somando R$ 10 milhões em investimentos. Com isso, conseguimos melhorar o consumo na região que tem um potencial fantástico”, ressalta o prefeito, parabenizando a Aciap e o Sebrae pela pesquisa.
O vereador José Abel agradeceu e comentou a importância da pesquisa para os moradores da Região Leste. “Estou muito feliz com os resultados apresentados. Poucas vezes me senti tão feliz como agora. Agradeço ao governo municipal que vem realizando várias melhorias na região e implantando projetos de esportes para as crianças e adolescentes. A Região Leste é um lugar muito tranquilo e vai crescer muito mais. Quero ressaltar que há mais de 10 anos, a população reivindica uma agência bancária no local e a pesquisa mostrou esta necessidade. Outro pedido dos moradores é a melhoria nos serviços de transporte”, conclui o vereador. Além do prefeito Zé Renato e do vereador José Abel, estava presente na apresentação a deputada estadual Inês Pandeló, além de outras autoridades.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)