quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Pesquisa sobre potencial da Região Leste é apresentada a comerciantes e comunidade


Dados revelaram potencialidades econômicas, sociais e de desenvolvimento do local


Cerca de cem pessoas, entre comerciantes e moradores, participaram na noite de terça-feira, dia 23, da apresentação dos resultados da pesquisa sobre o potencial econômico social e de desenvolvimento da Região Leste. O evento, promovido na Escola Municipal Joaquim Rodrigues Peixoto Júnior, localizado no bairro Boa Vista, foi uma iniciativa da Prefeitura de Barra Mansa, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Aciap (Associação Comercial, Industrial, Agro-pastoril e Prestadora de Serviços).
Segundo o presidente da Aciap-BM, José Francisco de Sousa Medeiros, o encontro com os comerciantes e a população foi muito positivo. De acordo com ele, o projeto de desenvolvimento da Região Leste foi idealizado pela Aciap e a pesquisa ficou por conta do Sebrae que fez o mapeamento da região e entrevistou 150 lojistas e 450 moradores – número que representa 1% da população total do local, que é de 40 mil habitantes.
- Foi uma apresentação muito proveitosa e que contou com um ótimo público de comerciantes, moradores, diretoria da Aciap e representantes do Sebrae. Conseguimos fazer mais uma palestra de sensibilização com os dados do projeto e, desse forma, envolver a população e os empresários da Região Leste. Mostramos que o projeto é deles e que eles é que têm que colher os benefícios da pesquisa – ressaltou o presidente, ao informar que o evento também contou com a participação do vereador José Abel, morador da Região Leste.
De acordo com gestora de projetos do Sebrae e coordenadora da pesquisa, Paola Tenchini, a entrevista foi realizada entre junho e julho com micro e pequenas empresas, comércio e serviços e a população. Já a tabulação foi feita nos meses de agosto e setembro. A pesquisa, de acordo com ela, é bem extensa, contendo mais de 400 páginas.
- Um fato interessante é que 51% das empresas estão no mercado há mais de cinco anos, o que reforça o poder econômico do local. Outro dado importante é que 54% dos estabelecimentos são legalizados e 46% ainda não tem legalização. Destas empresas, 66% não é informatizada e quando perguntamos o motivo, 26% disseram que não tinham capital para investir na informatização. Quando indagados sobre a região onde está localizado seu estabelecimento, 56% dos empresários avaliaram como excelente e bom - conta ela.
O prefeito Zé Renato destacou que a realização da pesquisa foi fundamental e que sua apresentação para os moradores foi uma grande oportunidade de demonstrar o potencial da Região Leste. “Ficamos felizes em saber que, além dos comerciantes e empresários, a população também teve acesso à pesquisa. A partir deste trabalho, os empresários têm um atrativo maior para investir na cidade e na Região Leste e quem ganha com isso é a população”, disse.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)