quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Recall de veículo tem novas normas

A partir deste mês de novembro, o registro de recall de veículo não realizado passará a ser feito diretamente no Renavam


A partir desta primeira semana de novembro, todos os veículos que forem convocados para recall e cujos donos não atenderem ao chamado das montadoras para os reparos serão registrados no Renavam (Registro Nacional de Veículos).
Os ministros da Justiça, Luiz Paulo Barreto, e das Cidades, Márcio Fortes, assinaram um acordo de cooperação técnica que cria o novo Sistema de Registro de Avisos de Risco.
O acordo, uma parceria entre o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor e o Departamento Nacional de Trânsito, irá proteger os consumidores que terão mais um canal de informações a respeito do recall, afirmou Barreto.
"A pessoa que for comprar um carro usado poderá saber na hora, acessando as informações do Renavam, se o veículo foi convocado para o recall e se não passou pelos reparos. Com isso, ele pode ou encaminhar o carro para o conserto ou então desistir da compra", afirmou Barreto.
Segundo Fortes, a principal motivação para o acordo é a segurança dos consumidores. "Algumas vezes as peças que necessitam de reparo são vitais e a falta de conserto poderá acarretar num risco de vida. E, muitas vezes, apesar de toda a publicidade do recall, o dono do veículo não leva para reparos porque estava desatento, ou acha que, como o carro não dá problemas, não é necessário", explicou.
Ainda de acordo com Fortes, as montadoras sempre têm a informação a respeito do comprador do veículo, mas não há o controle para os compradores posteriores.
"Essa informação poderá proteger esse comprador", afirmou.
Segundo o Ministério da Justiça, entre 30% a 40% das pessoas não realizam o recall dos veículos.
O registro no Renavam passará a valer para os veículos que passarem por recall a partir do início da norma.
Até o dia 14 de outubro deste ano, de acordo com dados do DPDC, 34 veículos já passaram por recall. No ano passado inteiro, foram 36 veículos.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)