sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Dia Mundial de Luta Contra o HIV/Aids é comemorado em Barra Mansa

Na ocasião foram distribuídos 20 mil preservativos


A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde e da Gerência de Saúde Coletiva/Programa DST/SIV/Aids, promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 1º, diversas ações em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra o HIV/Aids. Com o tema “O Preconceito como Aspecto de Vulnerabilidade ao HIV/Aids”, a campanha foi realizada na Praça da Matriz onde, além da realização de ações preventivas, a equipe do programa e da RNP (Rede Nacional dos Portares de HIV) também realizou a distribuição de 20 mil preservativos e cerca de 5 mil boletins informativos.
De acordo com o psicólogo do programa, Miguel Ângelo Mello, as atividades desse ano tiveram por finalidade a desconstrução do preconceito sobre as pessoas vivendo com Aids/HIV e a conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros de prevenção.
- Nosso objetivo maior foi mostrar que, hoje em dia, não tem mais sentido as pessoas manterem preconceito com os portadores do HIV. É preciso haver consciência de que o vírus do HIV só é transmitido pelo sexo desprotegido e pelo sangue, não podendo se transmitir pelo aperto de mão, pelo abraço ou pelo beijo. Essas informações já existem há muito tempo e, sendo assim, procuramos enfatizá-la, nesta data, quando no mundo todo o Dia da Luta Contra a Aids está sendo comemorado – comentou Miguel, ao ressaltar que a campanha também manteve o foco nos jovens de 15 a 24 anos, levando em conta o resultado de um levantamento do Ministério da Saúde, que apontou que 40% das pessoas, com essa faixa etária, declararam não usar os preservativo nas relações sexuais.
Atualmente, segundo Miguel, o programa conta com aproximadamente 470 casos confirmados de portadores de HIV - sendo 57% homens e 43% mulheres – dos quais 190 fazem uso do coquetel de medicamentos anti-retrovirais. De acordo com o psicólogo, a necessidade de exames, para pessoas que tenham sido expostas a relacionamentos de risco, também foi destaque durante a campanha. Segundo ele, apesar do município já ter realizado cerca de 4 mil exames, em 2010, essa demanda ainda pode ser maior.
- Temos condições de aumentar esse número de exames, desde que as pessoas nos procurem. É importante lembrar que o vírus da Aids é silencioso e que, por isso, o exame é a melhor forma de detectar e o mais precoce possível cuidar do problema. Os interessados em fazer o exame, seja de HIV, Hepatite B e Sífiles, podem nos procurar na Secretaria de Saúde, das 9 às 13 horas – informou Miguel, ao acrescentar que, como medida preventiva, o Programa DST/Aids promoveu, durante todo o ano, diversas palestras em escolas, empresas e associações de moradores.
De acordo com o prefeito Zé Renato, o Dia Mundial de Lutra contra Aids é uma grande oportunidade do Programa DST/Aids, mostrar à população o excelente trabalho que vem sendo realizado junto aos pacientes do município. O prefeito destaca a importância de ações preventivas contra a doença e destaca as propostas e ações para o setor, em 2011.
- O Programa DST/Aids tem desenvolvido um trabalho muito sério e, para o próximo ano, já temos propostas para criação do Centro de Doenças Infecto Contagiosas, além do trabalho de conscientização para manicures e tatuadores sobre a ocorrência de acidente com material biológico e da campanha do 'Fique Sabendo Municipal', que tem o objetivo de aumentar a demanda de solicitação de exames junto à população – adiantou o prefeito,
Os atendimentos do programa funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 hora, na Secretaria de Saúde, que fica localizada na Rua Pinto Ribeiro, nº 65, próximo a Santa Casa de Misericórdia. O local conta com uma equipe multidisciplinar composta por dois médicos clínicos, um médico pediatra, um psicólogo, uma enfermeira e um técnico de enfermagem.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)