quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Para Lula, documentos vazados pelo WikiLeaks são ‘insignificantes’


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou, nesta terça-feira, “insignificantes” os telegramas entre a embaixada americana em Brasília e Washington.


Os documentos confidenciais foram divulgados pelo site WikiLeaks.
De acordo com os documentos secretos, Washington considera o Ministério das Relações Exteriores do Brasil como um adversário, pois adotaria uma postura com “"inclinação antinorte-americana".
“Eu acho que coisas que eu vi do Brasil são tão insignificantes que não merecem ser levadas a sério", afirmou o presidente, após visitar as obras da Usina Hidrelétrica Estreito, no Maranhão.
Os telegramas ainda acusam Nelson Jobim, o ministro da Defesa, de ter falado mal do ex-secretário geral do Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimarães, durante uma reunião com o ex-embaixador americano Clifford Sobel. Jobim seria visto como um aliado americano.
"Eu tenho certeza do comportamento do Jobim, tenho certeza do comportamento do Samuel, tenho certeza que os dois são amigos, e tenho certeza que um não falaria mal do outro", declarou Lula sobre as denúncias.
Outros documentos acusam o Brasil de combater o terrorismo sem fazer alardes. As forças de segurança do país anunciam prisões de supostos terroristas como se fossem traficantes de drogas ou sonegadores fiscais.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)