quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Programa Segundo Turno chega à marca de seis mil estudantes



Projeto foi implantado em 2009 pela Prefeitura


Implantado no ano de 2009 pela Prefeitura, o Programa Segundo Turno já é considerado uma das ações principais de inclusão social da atual administração municipal. O projeto – que é desenvolvido de forma integrada entre as secretarias e fundações do Município - chegou em 2010 à marca dos seis mil estudantes atendidos com atividades esportivas, culturais, artísticas e recreativas, além do reforço escolar.
O prefeito José Rechuan (DEM) comemora o número expressivo de estudantes beneficiados pelo projeto, o que no seu entendimento comprava o sucesso desta iniciativa da Prefeitura na formação cidadã dos alunos de Resende.
Já a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, declarou que “o projeto vem despertando também a auto-estima e a descoberta de novos talentos entre os estudantes”, como foi o caso de Tálisson da Silva Farrias, de apenas 8 anos, aluno da Escola Marieta Salles (Baixada da Olaria). No mês passado, ele foi selecionado para estudar dança na Escola de Teatro Bolshoi do Brasil, em Joinville (Santa Catarina).
Através das ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação, o Programa Segundo Turno atende 4.702 alunos, sendo 2.611 matriculados em 15 escolas municipais e 11 inscritos nos pólos do projeto nas comunidades. Artesanato, teatro, capoeira, dança, música, desenho e pintura, contação de histórias, balé, dança de rua, jazz, dança contemporânea, aulas de espanhol, educação ambiental e reforço escolar estão entre as ações do projeto realizadas pela Secretaria de Educação.
As escolas nas quais estas atividades acontecem são as seguintes: Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi), Sagrado Coração (Lavapés), Júlio Verner (Vila Vicentina), Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Bairro Cabral (Cabral), Dona Mariúcha (Santo Amaro), Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Moacir Coelho da Silveira (Serrinha do Alambari), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade da Alegria) e Surubi (Surubi Velho).
Outro projeto integrado ao Programa Segundo Turno, através da Secretaria de Educação, é o Educação Integral, que amplia em três horas o horário de permanência dos alunos na escola com atividades esportivas e culturais, como Judô, Xadrez, Rádio Escolar, Hip-Hop, Capoeira, Teatro, Tênis de Mesa, Horta escolar, Jornal Escolar, futsal entre outras.
O Educação Integral beneficia 2.091 alunos das escolas Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi), Lídia Pires (Itapuca), Dona Mariúcha (Santo Amaro), Getúlio Vargas (Cidade da Alegria), Noel de Carvalho, Surubi (Surubi), Julio Verne (Vicentina), Bairro Cabral (Cabral), Esther Politi (Fazenda da Barra I) , Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III) e Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria).
Já através da Secretaria Municipal de Assistência Social, o Programa Segundo Turno contempla 260 alunos nas quatro unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) – estas unidades funcionam nos bairros Lavapés, Jardim Esperança, Toyota e Itapuca.
No caso dos 60 jovens de 15 a 17 anos que fazem parte das famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, as atividades do projeto possibilitam o desenvolvimento de habilidades gerais, tais como a capacitação e a orientação do jovem para sua escolha profissional, por meio do Pró-Jovem (Programa Nacional de Inclusão do Jovem). Os outros 200 estudantes participam das atividades lúdicas oferecidas pelas brinquedotecas.
Pela Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende), são atendidas, no Segundo Turno, 910 alunos com oficinas de jardinagem, marcenaria, capoeira, esporte, coral e oficina de folclore.
E entre as atividades oferecidas para 704 estudantes do programa através da FUNRESP (Fundação Resende Esportes) estão aulas de futsal, judô e iniciação esportiva. No próximo ano, a Prefeitura vai ampliar para mil alunos as atividades do Segundo Turno coordenadas pela FUNRESP. A ampliação acontecerá por meio da criação dos núcleos do Parque Paraíso, Parque Tobogã, Castelo Branco, Vargem Grande, Parque Saúde (Cidade Alegria), Baixada da Olaria, Loteamento Morada do Contorno e Vila Vicentina.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)