sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Prefeitura de BM abre exposição 'Olhares do Paraíba' na Fazenda da Posse

Mostra vai de 9 de dezembro a 23 de janeiro


A Prefeitura de Barra Mansa, em parceria com o Centro de Cultura Fazenda da Posse e o Sesi (Serviço Social da Indústria), inaugurou nesta quarta-feira, dia 8, a exposição “Olhares do Paraíba”, com apresentação do Projeto Música nas Escolas. A mostra pode ser vista de quinta-feira, dia 9, até o dia 23 de janeiro, na Fazenda da Posse. A exposição traz fotografias de diversos aspectos do Rio Paraíba do Sul através das lentes dos fotógrafos Paulo Dimas e Valdinei Ferreira. O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marco Chiesse, explicou que o objetivo da exposição é conscientizar a população da importância do Rio Paraíba do Sul.
“O rio passa por Barra Mansa, por cidades da Região Sul Fluminense, por outros municípios dos estados de São Paulo e Minas Gerais e ainda abastece a capital. Muitas pessoas só têm a visão de fora do rio. Com esta exposição, pretendemos mostrar à população como o rio é visto de dentro para fora. Além de mostrar toda fauna e flora do local, a beleza, as atividades desenvolvidas no rio e a degradação. Enfim, queremos mostrar toda vida que existe dentro e no entorno do Rio Paraíba do Sul. É uma exposição muito bacana e vale a pena as pessoas visitarem, conhecerem um pouco mais do meio ambiente do município e terem uma outra visão de um rio tão importante”, ressalta Marco, agradecendo o apoio do prefeito Zé Renato, do superintendente de Cultura, Luiz Augusto Mury, da Associação dos Extratores de Areia do Sul Fluminense, dos fotógrafos e de todos que, de alguma forma, contribuíram com a exposição.
A coordenadora do Centro de Cultura Fazenda da Posse, Carla Giovana Silva de Castro Rolim, comenta sobre a exposição que tem 32 fotografias feitas ao longo do Rio Paraíba do Sul. “São imagens de um rio que a cidade não vê, não conhece, não percebe em seu dia-a-dia corrido e tumultuado. O homem contemporâneo vive uma urgência que o impede de olhar ao redor, de perceber a beleza que a natureza oferece aos seus olhos todos os dias. O incansável trabalho da Secretaria de Meio Ambiente em cuidar, preservar e conscientizar, e o olhar atento e curioso de Paulo Dimas e Valdinei Ferreira promovem um momento único de deleite ao espectador. Bem como a possibilidade de descobrir um rio que, apesar de todas as agressões sofridas diariamente, desliza suavemente, sendo o habitat de muitos seres vivos”, comenta Carla.
De acordo com Paulo Dimas, a exposição é composta por fotografias que retratam vários aspectos do Rio Paraíba do Sul olhadas de dentro pra fora. “Percorremos o rio desde as proximidades do Fórum, no Centro, até o distrito de Floriano e extraímos uma visão diferenciada do Paraíba, pois o olhamos do leito para margem. Fotografamos desde a fauna e a flora até depredações das margens, desrespeito ao meio ambiente e construções dentro do rio. Em alguns trechos parecia que estávamos dentro de palafitas. Na exposição estão fotos da beleza e destruição da natureza no município. Tenho certeza de que a população vai gostar das fotos”, comenta o artista.
O fotógrafo Valdinei Ferreira também fala sobre a sua exposição e como passou a enxergar o Rio Paraíba. “O que mais chamou minha atenção durante as fotos foi encontrar uma fauna e uma beleza que eu não esperava ver. Mas, só consegui ter esta visão olhando o rio de dentro para fora. A exposição é o retrato diferenciado da beleza de um cotidiano que passa despercebido por muitas pessoas”, conclui Valdinei.
O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, comenta sobre a exposição e faz um convite à população para que conheça um pouco mais o trabalho dos fotógrafos. “É importante que a natureza seja retratada sob vários ângulos para que as pessoas tomem consciência da necessidade da preservação ambiental, que é primordial. Quando temos uma exposição que integra a arte com questões ambientais é muito importante que as pessoas conheçam de perto este trabalho”, conta o prefeito.
Encontros com a Arte - Além da exposição, haverá o projeto “Encontros com a Arte”, voltado para os alunos, que acontece toda quarta e quinta-feira, das 13 às 17 horas, com visitas orientadas e atividades no laboratório de arte. As escolas, grupos e instituições que se interessarem em participar do projeto devem agendar a visita com antecedência pelo telefone (24) 3322-3855 ou pelo e-mail fazendadaposse@uol.com.br.
O Centro fica na Avenida Dário Aragão, n°02, Centro, e funciona de quarta-feira a domingo, de 11 às 17 horas, exceto feriados.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)