quinta-feira, 23 de dezembro de 2010


Resende: Exposições do museu de arte moderna foram visitadas por 15 mil pessoas em 2010

Número de visitantes é recorde nos 60 anos do MAM


Palco de grandes exposições e obras de mestres das artes plásticas nacional, o MAM (Museu de Arte Moderna), que foi fundado em 1950, preserva, com orgulho, a herança cultural de Resende ao longo de seus 60 anos, comemorados em março deste ano. É um dos mais antigos museus de arte moderna do Brasil e seu acervo reúne obras de Iberê Camargo, Tarsila do Amaral e Guignard, entre muitos outros, num total de 450 trabalhos, os quais se somam às obras adquiridas em 38 edições do Salão da Primavera, evento promovido anualmente pelo museu de Resende e considerado um dos principais acontecimentos do gênero no eixo Rio-São Paulo.
Com uma coleção tão vasta e rica, o MAM sempre desenvolveu diversas atividades para apresentar ao público toda a beleza de suas obras. A diretora do museu, Vanda Perantoni Schmid, explica que a casa encerra o ano de 2010, batendo recorde no número de visitantes recebidos em seis décadas de existência. O museu recebeu este ano 6.369 visitantes, que passaram por sete exposições realizadas em suas dependências, no Centro da cidade, e levou cultura a outras 9.083 pessoas, através de exposições itinerantes promovidas em escolas, empresas e universidades, totalizando 15.452 visitantes. 
- Tudo isso foi resultado de muito trabalho, apoio e integração, que se traduzem, principalmente, na divulgação das atividades junto à mídia local e regional, no projeto de arte e educação desenvolvido junto às escolas públicas e particulares, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação; e nas mostras itinerantes, iniciadas este ano. Tudo isso sem contar o apoio do prefeito José Rechuan, que tem grande preocupação com o desenvolvimento cultural, e da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, à qual o MAM é vinculado – avaliou a diretora do MAM, salientando ainda o trabalho integrado com os demais órgãos da Prefeitura, as instituições, a comunidade e a iniciativa privada.
Para Vanda, o grande número de visitantes em 2010 foi motivado também pela ação do setor de Arte Educação do MAM, que a cada exposição realizada mantinha contato com as escolas, convidando e agendando as visitas às exposições, onde as crianças e jovens desfrutaram  da “ação transformadora da arte”.
No entendimento da diretora do MAM, outra iniciativa que deu certo foram as mostras itinerantes lançadas em 2010 para atender a uma das prioridades da Prefeitura, “que é levar arte e cultura aos mais distantes locais do município, incluindo os distritos”. Neste ano foram realizadas três mostras, como a exposição “rio paraíba do sul – desafio para a vida”, em parceria com a AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), Câmara Municipal e a Secretaria de Educação. Apresentada inicialmente na sede do MAM, a mostra foi levada em seguida às fábricas da MAN Latin America (Volks), Clariant S.A e à INB (Indústrias Nucleares do Brasil); além da AEDB (Associação Educacional Dom Bosco).
- Esta exposição, que marcou o Ano Internacional da Biodiversidade, constou de maquetes, fotografias, desenhos e pinturas do Rio Paraíba do Sul, que abastece 186 municípios e milhões de habitantes do principal eixo econômico do país. Mais do que uma exposição artística, essa foi uma iniciativa de conscientização e reflexão sobre a importância e a realidade do Paraíba – diz Vanda.
Entre os meses de agosto e outubro, a exposição educativa “o império e a república”, do Museu Histórico Nacional, percorreu 11 escolas de Resende e foi vista, ainda, no Centro Cultural Visconde de Mauá, totalizando quase seis mil visitantes. A terceira mostra itinerante, “visconde de mauá no acervo do mam resende”, realizada no Centro Cultural do distrito resendense (que é um dos pontos de cultura do Governo Federal), mostrou aos moradores e turistas da região as obras dos artistas de Mauá que pertencem ao acervo do MAM.
Em 2011, o MAM inicia sua programação a partir do dia 03 de janeiro com a exposição “abstrato no acervo do mam”, que será aberta ao público até  04 de fevereiro, ­de segunda a sexta-feira de 9 às 17h30m. Segundo Vanda, no ano novo, “outros projetos vão ser realizados pela instituição”. 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)