sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Resende: Famílias de estudantes da zona rural recebem filtros de água

Secretaria de Educação destaca importância da medida na área de saúde preventiva


Com o objetivo de conscientizar os cerca de 500 estudantes das 15 escolas municipais localizadas na Zona Rural do Município sobre a importância de beber água filtrada ou fervida como uma medida de prevenção na área da saúde, a Secretaria Municipal de Educação está distribuindo para cada uma das famílias desses alunos filtros de água de barro (um filtro para cada família). A iniciativa faz parte do Projeto Água, que foi implantado no segundo semestre deste ano pela Prefeitura.
Na manhã desta segunda-feira, dia 13 de dezembro, os filtros de água foram entregues para os pais dos alunos matriculados na Escola Municipal João Rodrigues (Vila da Fumaça). Segundo a diretora da unidade escolar Leila Maria, o tema água foi trabalhado com os estudantes durante dois meses. Durante a cerimônia de encerramento do ano letivo na escola, os estudantes locais apresentaram trabalhos relacionados ao tema, entre eles cartazes e redações.
 A secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, destacou a importância da iniciativa para a formação dos estudantes das escolas rurais enquanto cidadãos.
- Procuramos com esse projeto conscientizar os nossos alunos, sobre a importância da água para a vida de todo o planeta e torná-lo um multiplicador das informações recebidas para as famílias. O consumo de água filtrada é fundamental e representa uma atitude fundamental no sentido de ajudar a preservar a saúde das pessoas – destacou Soraia.
 Uma pesquisa feita junto aos alunos das escolas da Zona Rural apontou que muitas das famílias residentes nesta área do Município consomem água proveniente de minas ou poços artesianos, daí a distribuição dos filtros de água pela Secretaria Municipal de Educação como forma também de evitar os riscos de doenças hídricas. 
A iniciativa da Prefeitura vem sendo aprovada pelos pais de alunos. Márcia Tavares, mãe de uma estudante matriculada no pré-escolar da Escola Municipal João Rodrigues, disse que sua filha já vem transmitindo à família os conhecimentos recebidos na escola sobre os cuidados com a água.
- A minha filha sempre quando chega em casa conta para nós o que aprendeu na escola. Ela nos falou sobre a importância de beber água filtrada, e também comentou que não devemos deixar objetos com água parada em casa porque essa medida é importante para evitar o aparecimento de focos da dengue – disse.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)