quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

VR: IPPU lança projeto ‘Caderno dos Bairros’ e guia de ruas


Primeira publicação contempla o bairro Aterrado, outros volumes serão lançados em 2011


O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU), da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, lançou o projeto Caderno dos Bairros nesta terça-feira (dia 30), no Auditório da PMVR. Também foi apresentado o mapa de ruas dos setores Centro Sul e Norte da cidade. Estiveram presentes na cerimônia de lançamento o presidente do IPPU, Juvenil Neves Teixeira, o secretário municipal de Planejamento, Lincoln Botelho da Cunha, e a coordenadora do projeto, Juliene de Paula.
Segundo a coordenadora do projeto, o Caderno dos Bairros reúne informações úteis de cada bairro da cidade, com mapas temáticos de fácil visualização, e tabelas com as informações estatísticas sobre cada local, transformando assim a informação técnica em linguagem acessível à população.
Os 52 bairros de Volta Redonda serão distribuídos em dez publicações, e o trabalho será iniciado com o bairro Aterrado, sede da Prefeitura e onde se concentra grande parte dos órgãos públicos municipais e estaduais. Os demais bairros serão desenvolvidos entre 2011 e 2012, com lançamento previsto para as comemorações do aniversário de Volta Redonda, no mês de julho.
“O caderno do Aterrado, que é a nossa primeira publicação, é um caderno piloto. Este trabalho surgiu em função da demanda que é identificada pelo IPPU, e então fizemos a pesquisa em campo para chegar a este resultado. Cidades como Belo Horizonte, Curitiba e Niterói já têm trabalhos semelhantes a este e fizemos adaptações para conceber o nosso Caderno de Bairros”, explicou Juliene.
O presidente do IPPU frisou que este primeiro caderno trouxe preciosas informações e teve a dedicação total da equipe do IPPU. “Este caderno tem fácil leitura e informações relevantes para auxiliar as pessoas que residem no Aterrado e as que precisam visitar e utilizar os serviços oferecidos no bairro”, ressaltou Juvenil.
Para Lincoln Botelho da Cunha, secretário de Planejamento, a composição das demais obras está aberta a participação da população e principalmente das diretorias das associações de moradores. “É um projeto que permite a contribuição de todos. Este trabalho realizado, em equipe, visa oferecer informação de qualidade para a população”, completou.
A cerimônia de lançamento do Caderno também foi prestigiada por inúmeros presidentes de associações de moradores, diretores de entidades assistenciais e órgãos públicos. O Caderno de Bairros do Aterrado e o Guia de Ruas estão disponíveis gratuitamente para a população na sede do IPPU, na Rua José Harmito de Sá, 25, Aterrado.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)